Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FEVEREIRO ROXO

Hospital Regional em Marabá promove conscientização sobre Alzheimer  

Campanha busca informar usuários sobre a importância do diagnóstico precoce, sintomas e formas de prevenção da doença

Por Governo do Pará (SECOM)
11/02/2025 11h02

“O que você está fazendo hoje para cuidar do seu cérebro no futuro?” foi o tema central da conscientização sobre Alzheimer, realizada em fevereiro no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, na Região de Integração Carajás. A iniciativa integra a campanha Fevereiro Roxo, que busca alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Marília Souza, 58 anos, moradora de Marabá, foi à unidade do Governo do Pará fazer exames de raio-X, ressaltou a relevância da iniciativa. "Foi surpreendente descobrir que hábitos simples, como ler um livro, fazer palavras cruzadas ou até mesmo manter uma alimentação saudável, previnem o Alzheimer. Ações como essa ajudam a conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde do cérebro", informou.

nnn

Outro participante da ação foi José Lima, 64 anos, morador do município de Jacundá, que acompanhou a esposa em uma consulta ortopédica. Ele destacou a importância da palestra, a qual considerou esclarecedora. “Sempre achei que perder a memória fosse algo natural do envelhecimento. Mas agora entendo que pode ser um sinal de algo mais sério. Vou ficar atento e orientar minha família”, disse José.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Alzheimer é responsável por 60% a 70% dos casos de demência no mundo, afetando 50 milhões de pessoas no planeta. No Brasil, estima-se que 1,2 milhão de pessoas vivam com a doença, muitas sem diagnóstico.

Sensibilização - A ação na unidade, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), integra o Projeto "Saúde em Foco", que busca conscientizar sobre prevenção e manejo de doenças por meio de palestras e atividades educativas e lúdicas.

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Lucas da Mata, que ressaltou a importância do diagnóstico precoce. "O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, que compromete a memória, o comportamento e a capacidade cognitiva do paciente. Identificar os primeiros sinais fazem a diferença no tratamento e na qualidade de vida do paciente", explicou.

O enfermeiro alertou que, entre os principais sintomas, estão perda progressiva da memória recente, dificuldades na comunicação, alterações de humor e desorientação espacial. "Muitas vezes os sinais são confundidos com o envelhecimento, o que atrasa o tratamento. Por isso, é fundamental procurar um médico especialista ao notar qualquer mudança", acrescentou Lucas da Mata.

Daiane Uzinsky, analista de Humanização, reforçou o objetivo do projeto. “As ações são pensadas para aproveitar o tempo que os usuários passam aguardando consultas ou exames. São atividades rápidas, com no máximo 30 minutos, mas que trazem informações valiosas, de forma lúdica e dinâmica. Queremos que as pessoas saiam daqui não apenas com seus exames, mas também com mais conhecimento sobre saúde”, destacou.

A profissional ressaltou ainda que, além de conscientizar sobre o Alzheimer, a campanha Fevereiro Roxo abordará outras doenças, como lúpus e fibromialgia. Ao longo de fevereiro, informações sobre essas condições serão compartilhadas com os usuários, visando promover prevenção e acesso ao conhecimento necessário.

Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto, Pediátrica e Neonatal.

Texto: Ascom/HRSP