Seduc promove ciclo de debates sobre educação integral no Estado
Os municípios de Bragança, Castanhal, Conceição do Araguaia, Maracanã, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Cametá, Santarém e Capanema receberão o circuito de debates para a construção do Plano de Educação Integral para a Educação Básica da rede estadual de ensino, com o objetivo de fomentar debates, de forma conjunta, para o Plano de Educação Integral para o Estado.
Ovento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio das diretorias de Educação Infantil e de Ensino Médio e Educação Profissional, de terça (29) a sexta-feira (2 de outubro). O público-alvo será composto por gestores das unidades escolares, equipe pedagógica das escolas estaduais de tempo integral, além dos técnicos e gestores da das Unidades Seduc na Escola (USEs) e Unidades Regionais de Educação (UREs), professores de regência e espaços pedagógicos, bem como professores articuladores e supervisores do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi).
Atualmente o Estado tem 15 escolas de tempo integral que fazem parte de um projeto piloto, e agora a Seduc pretende expandir o projeto. Para isso é necessária a construção de um Plano de Educação Integral com a participação de todos os profissionais da educação, que inclua a troca de experiências. A discussão se concentra na construção de diretrizes e metas para a construção do Plano de Educação Integral. No Pará mais de 600 escolas têm projetos do Programa Mais Educação, os quais são indutores de jornada ampliada no ensino fundamental e médio.
O foco desse circuito de debates é o aluno e a melhoria da qualidade de ensino com a ampliação da jornada de aprendizagem. “Buscaremos uma forma de educação que olhe a criança como um todo, não apenas ampliando o tempo de permanência dela na escola, mas buscando outras bases educacionais que ajudem na formação desse estudante e assim eleve nossos índices educacionais”, diz a coordenadora da Educação Integral da Diretoria de Educação Infantil, Jane Cardoso.