Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Alunos de escola estadual participam de palestra sobre prevenção à gravidez na adolescência

Os esforços de profissionais de saúde e educação visam alertar os adolescentes com informações que contribuam para um futuro mais seguro e consciente

Por Diego Monteiro (HRAS)
10/02/2025 12h19
Palestras orientam os estudantes sobre o tema, enfatizando a importância do autocuidado

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima II, no Bairro da Agulha, em Icoaraci, distrito de Belém, participaram de palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência. A iniciativa, realizada pela Comissão de Humanização e pelo Setor de Psicologia do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), integrou as atividades da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Referência no atendimento à saúde da mulher e da criança, o HRAS recebe, em média, duas adolescentes gestantes por dia, entre 12 e 18 anos. A ação busca reduzir os índices de gravidez nessa faixa etária, conscientizando os estudantes sobre os diversos desafios e impactos que uma gestação precoce pode acarretar, especialmente no âmbito emocional e social.

A psicóloga Evelyn Araújo ressaltou a relevância de incentivar esse tipo de debate e garantir que ultrapasse os limites do Hospital. “Levar discussões sobre saúde pública para dentro das escolas é uma estratégia eficaz para informar e prevenir a gravidez na adolescência. De maneira leve e acessível, esclarecemos muitas dúvidas e, além disso, ouvimos relatos importantes de alguns estudantes”, informou.

A palestrante, psicóloga Evelyn Araújo, abordou os impactos sociais, emocionais e biológicos da gravidez precoce

Aprendizagem - Para a supervisora de Humanização da unidade, Suzane Gonzaga, o encontro foi uma oportunidade de aprendizado. “Esperamos que os conhecimentos adquiridos sejam lembrados e compartilhados por eles entre a família e amigos. Além do alto índice de gravidez na adolescência, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também são uma grande preocupação entre nós, que trabalhamos com saúde”, disse Suzane Gonzaga.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, que adicionou essa iniciativa ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A campanha ocorre na primeira semana de fevereiro, com o propósito de divulgar informações sobre medidas preventivas e educativas que auxiliem na redução dos casos de gestação precoce em todo o Brasil.