Hospital de Oriximiná leva ações de saúde para 'Safra da Castanha-do-Pará'
Evento contou com a equipe multiprofissional do hospital, com serviços e, também orientações sobre cuidados para a população
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) marcou presença na Abertura da Safra 2025 da Castanha-do-Pará, no domingo (2), na Comunidade Jamaracaru, no município de Óbidos. O evento reuniu extrativistas, representantes do setor público, autoridades locais e intermunicipais, pesquisadores, professores e membros da comunidade.
Durante a programação, a equipe multiprofissional do HRMJ ofereceu serviços essenciais de saúde, incluindo avaliação médica para cirurgia, orientações sobre o acesso aos serviços hospitalares, verificação de estatura, peso, glicose e pressão arterial.
A iniciativa foi bem recebida pelos participantes, que destacaram a importância do suporte médico antes de ingressarem na floresta para a coleta da castanha.
“Ficamos sabendo do evento e, como vamos adentrar a floresta, temos que ter todo cuidado com a saúde. Vim buscar orientação médica sobre como proceder”, afirmou a coletadora de castanha Dila Pereira de Castro.
O evento foi promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio) na Unidade de Conservação Estadual Floresta Estadual Trombetas (FLOTA). Durante a programação, profissionais do hospital tiveram a oportunidade de dialogar com extrativistas e lideranças sobre o acesso aos serviços de saúde.
Para a enfermeira Aída Picanço, a ação foi uma oportunidade valiosa de aproximação com a comunidade. “Foi muito positiva a ação. Levamos informações sobre os diversos serviços disponibilizados pelo hospital e conhecemos melhor a realidade e as barreiras que os usuários do SUS enfrentam para buscar atendimento de saúde”, afirmou.
O diretor-geral do hospital, Rogério Araújo, destacou a importância da presença do hospital em atividades junto à população. “O Hospital Regional de Oriximiná é uma unidade nova, inaugurada em outubro do ano passado. Participar de eventos como a Abertura da Safra de Castanha do Pará é fundamental para divulgarmos nossos serviços para a comunidade ao mesmo tempo em que realizamos promoção de saúde preventiva”, disse.
Sobre o Hospital
Entregue pelo Governo do Pará, há quatro meses, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus é referência em média e alta complexidade. A unidade tem 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 24 leitos de acolhimento.
O hospital está equipado para realizar exames laboratoriais e de imagem e atende pacientes em sete especialidades: anestesiologia, cardiologia, clínica geral, cirurgia geral e ginecologia, ortopedia, traumatologia e medicina intensiva.
Texto de Uéliton Martins