Estado celebra assinatura de cooperação técnica com prefeitura de Bragança para fortalecimento da assistência rural
O Escritório Local já realiza assistência técnica aos agricultores familiares da região bragantina, somente em 2024, mais de 1.700 agricultores familiares foram atendidos
Visando o fortalecimento e ampliação dos serviços de assistência técnica rural aos agricultores familiares do município de Bragança, o governador Helder Barbalho assinou o Termo de Cooperação Técnica com a prefeitura municipal, na tarde desta sexta-feira (31). As ações serão coordenadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). O ato contou também com a presença do presidente da EMATER, Joniel Abreu.
"É uma alegria muito grande poder estar aqui, celebrando parcerias que auxiliam no desenvolvimento desta região, vamos continuar trabalhando para que as pessoas possam viver com qualidade. O produtor da região sabe de todo o trabalho que desenvolvemos aqui, com a assistência técnica, a atividade econômica aqui de Bragança. Contem conosco sempre", destacou o Governador do Estado, Helder Barbalho.
O Escritório Local já realiza assistência técnica aos agricultores familiares da região bragantina, somente em 2024, mais de 1.700 agricultores familiares foram atendidos. Mas com o termo, esse número será redobrado e os trabalhos para a promoção do desenvolvimento rural sustentável no município serão intensificados, com a realização de análises de solos, disponibilização de mais mudas anualmente, conservação planejada dos recursos naturais de solo, água, flora e fauna, para preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida aos moradores da região, treinamentos e qualificações aos servidores municipais para que possam também contribuir na assistência técnica.
"Vamos contemplar dentro deste termo de responsabilidade recíprocas, tanto o escritório local de Bragança como a Unidade Didática que fica localizada no município. E a EMATER se compromete a intensificar os seus trabalhos para atender a agricultura familiar e o município", ressaltou o presidente da EMATER, Joniel Abreu.
Com o termo, também será possível a captação de recursos que subsidiarão os trabalhos dos extensionistas. E incluirá a Unidade Didática de Bragança (UDB), da EMATER, onde são realizadas as análises de solos, e este serviço especificamente, será redobrado.
“Esse parceria com a prefeitura é essencial para a assistência técnica rural, pois complementa os serviços que já prestamos, será um reforço para garantir mais auxílios aos agricultores familiares da região bragantina. Os agricultores familiares que ganharão com a parceria, que receberão mais assistência técnica para o desenvolvimento de suas produções, buscando mais qualidade e assim, gerando mais renda as famílias”, comentou o chefe do escritório local da EMATER, Adriano Fonseca.
Os serviços prestados serão baseados no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) e no Plano Municipal Plurianual de Desenvolvimento Rural-PROATER MUNICIPAL 2025/2026, e serão realizados pelo Escritório Local da EMATER e pela Unidade Didática de Bragança.
Assistência Técnica Bragantina
Os agricultores rurais da região bragantina contam, além dos auxílios e assistência dos extensionistas do escritório local, também com a Unidade Didática de Bragança (UDB), que é um Centro de treinamentos constantes voltadas para os agricultores e qualificações dos servidores.
A unidade didática é referência para as análises de solos que ajudam, principalmente, à produção da agricultura familiar, mas também assegura contribuições ao setor agrícola estadual, e com o termo técnico o serviço será intensificado na região.
Com uma área de 100 hectares, a UDB além de ser utilizada para encontros, reuniões, cursos, oficinas, palestras, intercâmbios, excursões e outras atividades, em apoio a instituições educacionais dos mais diversos níveis na área de ciências agrárias, com um auditório para receber até 60 participantes por evento e estrutura para acomodação, trabalha com rebanho com ovinocultura; cultivo de gliricídia (para produção de tutor vivo); compostagem e produção de humus de minhoca; implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs); cultivo de pimenta-do-reino; produção de mudas; recuperação de nascente e irrigação, e produção de mandioca e macaxeira.
Já o escritório local, oferece serviços como emissões de Cadastros Ambiental Rural (CAR), Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que auxiliam no acesso as políticas públicas voltadas para os agricultores, como crédito rural, aposentadoria rural, programas de aquisição de alimentos e nacional de alimentos escolares, entre outros.
Ministram oficinas de boas práticas de fabricação de farinha de mandioca; uso da macaxeira para a fabricação de salgados, pizza, bolo, pão e caldos; Artesanato com fibra de bananeira; fabricação de sabão e detergente, reciclando de óleo de soja usado em frituras; boas praticas no manejo de hortaliças). Assistência técnica na cultura da mandioca, fruticultura, olericultura, apicultura e meliponicultura.
Para 2025, segundo o Chefe local Adriano, pretendem montar um apiário na unidade didática para produção de abelhas rainha com objetivo do melhoramento genética para produção de mel, que será realizada em parceria com a Associação dos Apicultores de Bragança (AMELIAPIS) e disponibilizar a agroindústria de beneficiamento de fruta da UDB para as associações dos agricultores familiares da região do nordeste, para beneficiar sua produção, com previsão de produzir, no mínimo, 10 toneladas de frutas diversas.