Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

ADEPARÁ promove ação de educação sanitária no Terminal Hidroviário de Belém

Durante a ação, mais de 400 pessoas foram orientadas e sensibilizadas pelos fiscais agropecuários

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
30/01/2025 16h26

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) promoveu ação de educação sanitária na manhã desta quinta-feira, 30, no Terminal Hidroviário de Belém. O objetivo foi disseminar informações sobre doenças como a raiva dos herbívoros, a influenza aviária e a praga mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), inseto considerado uma das principais ameaças à fruticultura nacional e que tem como hospedeiros preferenciais mais de 30 tipos de frutas. 

As equipes formadas por fiscais estaduais agropecuários, Engenheiros Agrônomos e Médicos veterinários, conversaram com passageiros nas chegadas e partidas de embarcações que fazem linha para o Arquipélago do Marajó. Mais de 400 pessoas que esperavam para viajar foram sensibilizadas e orientadas  durante a ação. “Já tinha ouvido falar na raiva, mas as outras doenças são novidade pra mim. Vou compartilhar com meus vizinhos pra gente se prevenir”, disse o chaveiro Francisco Amaral, que mora em Cachoeira do Arari.

A Educação Sanitária é uma das principais ferramentas  utilizadas pela ADEPARÁ para evitar a disseminação de pragas e doenças. Além da abordagem, os técnicos da Agência também fazem a distribuição de panfletos educativos. O material é ilustrado e contém informações básicas sobre as doenças, como preveni-las e como as pessoas podem entrar em contato com a Agência para avisar sobre casos suspeitos. 

O estudante José Wilker, que também reside em Cachoeira do Arari, disse que desconhecia as doenças e que agora vai ficar mais atento. Ele reconheceu a importância da ação e disse que  repassar as informações na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Delgado Leão, onde ele estuda.
“É a primeira vez que ouvi falar sobre essas doenças. Vou avisar meus colegas de escola para desenvolvermos um projeto para ajudar a disseminar essas informações na nossa comunidade”.

As ações educativas da ADEPARÁ procuram aproximar as comunidades do trabalho de defesa agropecuária realizado pela Agência no território paraense. “Nessas ações nós explicamos para a população sobre as medidas preventivas e informamos como as pessoas podem nos ajudar a prevenir essas doenças. Se elas nos avisarem sobre os casos suspeitos, nós conseguimos agir de imediato. Então, no caso da gripe aviária, por exemplo, nós alertamos as pessoas para não se aproximarem de aves com sintomas de gripe, avisar logo a ADEPARÁ para que possamos fazer o atendimento, realizar exames, retirar os animais da área de risco”, explicou o fiscal estadual agropecuário Clóvis Carneiro.

O Pará é estado livre da Influenza Aviária, mas outras regiões do País registraram casos em aves migratórias e algumas aves silvestres. A chegada do inverno no hemisfério norte é o período em que as aves migram para o Brasil, por isso há necessidade de redobrar os cuidados. “Isso ocorre todo ano, sempre quando chega o inverno no hemisfério norte, as aves vêm para o hemisfério sul para poder se reproduzir e se alimentar. E, depois, migram para o hemisfério norte novamente, no final do ano, exatamente quando muda o clima”, alertou o veterinário que participou da ação educativa.