Hemopa disponibiliza unidade móvel com sala de coleta e atrai doadores no bairro de Nazaré
Iniciativa contou com parceria da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa)
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), realizou, na quarta-feira (22), uma campanha de doação de sangue no bairro de Nazaré, em Belém. Com uma unidade móvel de coleta e uma sala especialmente montada para atender os voluntários, a iniciativa buscou reforçar os estoques de sangue e sensibilizar a população para a importância da doação.
A campanha faz parte de uma parceria consolidada entre o Hemopa e o Sistema Fiepa, que inclui o Sesi e Senai. Juntas, as instituições têm mobilizado funcionários, alunos e colaboradores para ampliar a adesão às ações de cidadania e solidariedade.
A assistente social Betânia Mourão, da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, destacou a relevância dessa colaboração. “A importância da parceria do Sistema Fiepa com a Fundação Hemopa é substancialmente importante no sentido de vir atender a muitas vidas, considerando o grande número de pacientes nos leitos hospitalares, pacientes cirúrgicos de alta complexidade", disse.
Betânia acrescentou que, "principalmente, no início do ano, a gente tem uma baixa adesão de doadores, e essa campanha vem atender a muitos que estão necessitando de um processo cirúrgico ou de algum tipo de tratamento. A importância dessa campanha do Sistema Fiepa em si representa a responsabilidade social da instituição, considerando que o Sistema Fiepa tem mais de 70 anos de história, investe na produção paraense e contempla também o Sistema Senai e SESI, todos com a mesma expectativa de cidadania, de envolver os seus colaboradores”, afirmou.
A colaboradora Cilani Santos, que atua no SESI, unidade Quintino Bocaiuva, destacou que a parceria entre Sesi, Senai e Fiepa com o Hemopa já está em seu terceiro ano, com ações realizadas em diversas unidades das instituições. “A gente tem feito a campanha durante três dias, que acontece na unidade do SENAI Getúlio Vargas, acontece na unidade do SESI Indústria Saudável e acontece na FIEPA. Durante essas campanhas, a gente mobiliza tanto alunos do SESI-SENAI como os funcionários do SESI-SENAI, FIEPA e IEL. E a gente tem percebido uma aderência muito grande dos funcionários”, explicou Cilani.
Além do esforço coletivo das instituições, a campanha também contou com a adesão de voluntários que demonstraram o poder transformador da solidariedade. Beatriz Jatene, doadora regular, compartilhou sua motivação em contribuir. “Ser doadora de sangue é algo que me enche de orgulho e gratidão. O que me motivou a começar foi a ideia de que, com um gesto tão simples, eu poderia fazer a diferença na vida de alguém. Não há nada mais gratificante do que saber que, com uma atitude altruísta, podemos salvar vidas. Como ser humano, sinto que é nosso dever olhar para o próximo e ajudar da forma que podemos. Doar sangue é um ato de amor e solidariedade, e convido todos a experimentarem essa sensação de contribuir para um mundo melhor”, relatou.