Curso de Medicina da Uepa recebe nota máxima em exame nacional que avalia formação médica
Com nota máxima no campus de Marabá e bons desempenhos em Belém e Santarém, universidade se destaca entre os cursos avaliados no País
O curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) obteve nota máxima no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), cujo resultado foi divulgado nesta segunda-feira (19). O desempenho coloca a instituição entre os destaques nacionais da avaliação, que analisa a qualidade da formação médica oferecida no País.
De acordo com o coordenador do curso de Medicina da Uepa, professor Caio Botelho, o resultado evidencia o desempenho dos diferentes campi da universidade. “Tivemos nota máxima por meio do curso de Medicina de Marabá, e também notas 4 e 3 nos cursos de Belém e Santarém, respectivamente”, explica. Para o coordenador, o desempenho reflete um esforço coletivo, com um resultado que expressa o empenho não só dos alunos, mas também dos técnicos e professores da instituição que contribuem para a formação dos novos profissionais da área da saúde. O coordenador também reforça que, com os bons resultados, “reafirmamos o nosso compromisso de formar médicos responsáveis, técnicos e humanos”.
Neste ano de 2026, o curso de Medicina da Uepa celebra 55 anos de criação, consolidando-se como uma das referências na formação médica na região Norte. Para o futuro, o professor Caio Botelho destaca perspectivas de aprimoramento acadêmico. Segundo ele, “vamos ter novidades no currículo, atualizações estruturais e novidades nos métodos avaliativos internos”.
O Enamed é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A avaliação atribui notas de 1 a 5 aos cursos de Medicina, sendo que os conceitos 1 e 2 são considerados não proficientes pelo MEC.
Dos 351 cursos avaliados em todo o País, 107 obtiveram notas 1 e 2 e estão sujeitos a sanções. Outros 243 cursos alcançaram avaliações regulares e boas, com conceitos de 3 a 5, e um curso não pontuou, ficando sem conceito (SC). Nesse cenário, o desempenho da Uepa reafirma a qualidade da formação médica ofertada pela instituição.
