Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RODA DE CINEMA

Fundação Cultural do Pará promove roda de cinema em homenagem ao cineasta húngaro Béla Tarr

O evento conta com as participações de Marco Antônio Moreira, John Fletcher e Alex Damasceno. A entrada é gratuita

Por Aycha Nunes (FCP)
19/01/2026 15h38
Casa das Artes abrigará a primeira edição da Roda de Cinema 2026

A Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), realiza, nesta quarta-feira (21), a primeira edição da Roda de Cinema de 2026. O encontro será realizado Casa das Artes, às 18h30, e homenageará o cineasta húngaro Béla Tarr, falecido em janeiro deste ano e reconhecido como um dos nomes mais influentes do cinema de autor contemporâneo. O evento conta com as participações de Marco Antônio Moreira, John Fletcher e Alex Damasceno. A entrada é gratuita.

A Roda de Cinema é uma ação de difusão e formação em cultura cinematográfica e um projeto de extensão vinculado ao curso de cinema da UFPA. Nesta edição, ela destaca as principais características da obra de Béla Tarr, abordando seu estilo rigoroso de filmar, marcado por planos-sequência longos, movimentos de câmera precisos, fotografia em preto e branco e um ritmo contemplativo, além dos temas recorrentes de seus filmes, como alienação social, decadência moral, tempo histórico, existencialismo e o colapso das utopias modernas.

Ao longo da carreira, Béla Tarr teve sua obra premiada e celebrada em festivais como Cannes, Berlim e Veneza, exercendo influência decisiva sobre gerações de cineastas e críticos. Entre os títulos centrais de sua filmografia estão “Condenação” (Kárhozat, 1988); “Sátántangó” (1994), considerado uma de suas obras-primas e frequentemente listado entre os maiores filmes da história do cinema; “Harmonias de Werckmeister” (2000); “O Homem de Londres” (2007) e “O Cavalo de Turim” (2011), filme que marcou sua despedida da direção e recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim.

Texto de Matheus Maciel