Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Galileu tem ações de Humanização por compromisso com bem-estar do paciente

Em 2024, unidade realizou 182 ações com cuidado humanizado para os usuários e colaboradores na Região Metropolitana de Belém (RMB)

Por Ascom (Ascom)
22/01/2025 10h30

O que importa para você? Já ouviu essa pergunta hoje? Ela pode até parecer improvável em alguns cenários ou situações, mas essa interrogação tem poder de transformar rotinas. É o que mostra o dia a dia dos pacientes internados no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Após sofrer um acidente de motocicleta, Gilvani Palheta da Silva teve de passar o seu aniversário de 50 anos internada na unidade, e dessa forma, na data, teria de estar longe dos seus quatros filhos. Mas, ao ser questionada pelos profissionais do HGPE o que importava para ela naquele dia, parte de seu desejo foi realizado. A equipe levou uma das suas filhas, Mariana Palheta, de 33 anos, para celebrar o momento com a paciente. A emoção e a gratidão tomaram conta da enfermaria. 

Humanização

Além de uma assistência especializada pautada em protocolos rígidos de segurança, a unidade referência em traumatologia do Governo do Pará, conta com um diferencial: ações de humanização que proporcionam o bem-estar durante o desafiador período de hospitalização. E o projeto "O que importa para você" é uma das iniciativas mais frequente na unidade. Somando todos os projetos, no ano passado, o HPEG realizou 182 ações de humanização voltadas aos colaboradores e aos usuários.

"Nosso objetivo é tratar o paciente com um olhar holístico: cuidar do corpo e da mente. Pensando nisso, adotamos várias práticas para proporcionar o conforto físico e emocional dos usuários. Nossas iniciativas também abrangem os colaboradores, sendo que reconhecemos que eles trabalham diuturnamente com a dor e o sofrimento do outro, e todo esse cuidado, merece respeito, reconhecimento e a valorização", frisou Anny Segóvia, coordenadora de humanização do HPEG.

Ações

Os usuários do Hospital Galileu também contam com de Corte de Cabelo;, Dia da Beleza;,  Dia do Acompanhante;, Surpresa no Leito;, Visita Estendida;, Musicoterapia; e , Oficinas de Artes, além do o Cine Galileu, que leva sessões de cinema para as enfermarias da unidade e ainda oferece pipoca com suco para os pacientes que não possuem restrições alimentares.

Há três anos, o mestre de capoeira, Carlos Lima Travessos é frequentador do Hospital Galileu. Ele já chegou a ficar hospitalizado por três meses, após uma cirurgia de amputação de perna, em consequência do diabetes. Esta semana, ele se despediu mais uma vez da unidade, após outro procedimento no membro inferior. Na despedida, ele participou do Cine Galileu. Uma sessão de cinema na enfermaria, especialmente para ele.

"Estar aqui é muito bom. O paciente se sente acolhido, é um hospital diferenciado. Ao longo dos três últimos anos, faço tratamento no Galileu, e vendo que desde a equipe da portaria, até os médicos nos tratam muito bem. Até a comida é melhor do que a de casa. Só tenho que agradecer todo o cuidado e carinho que essa equipe tem", disse Carlos Travassos.

Serviço:

O Hospital Galileu tem o perfil de baixa e média complexidade e funciona como retaguarda cirúrgica para pacientes de traumas ortopédicos. A unidade conta com 104 leitos de internação.  Oferece Serviço de Reconstrução e Alongamento Ósseo, além de realizar cirurgias de traqueia e urológica, como hiperplasia prostática benigna, exclusão renal e triagem com biópsia de próstata.  O HPEG é público e administrado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica localizado na avenida Mário Covas, n.º 2553, na Grande Belém.

Texto de Roberta Paraense