Setur e Dieese divulgam números da Pesquisa do Perfil do Romeiro da Corda
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) divulgam nesta quarta-feira, 7, os números da Pesquisa do Perfil do Romeiro da Corda do Círio de Nazaré. O levantamento, resultado de um trabalho inédito, será apresentado no auditório da Setur, no bairro do Reduto.
Realizada durante o sábado da Trasladação e o domingo do Círio de Nazaré, a pesquisa aplicou 1200 questionários e revela dados como o local de origem do romeiro, quantos são homens e mulheres, grau de escolaridade, faixa etária, renda salarial, ocupação, entre outros dados sociais e econômicos. Traz, ainda, informações sobre quantas vezes este romeiro já acompanhou as procissões levando a corda, qual motivo de sua participação e graça alcançada, se pretende participar da corda em outros anos, se é a favor ou contra o corte da corda antes de findada as procissões.
A corda foi utilizada pela primeira vez no Círio de 1855 e pouco mais de sete mil pessoas tomam parte na procissão conduzindo a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré por meio da corda. “A pesquisa vai revelar dados extremamente importantes e inéditos de um dos maiores símbolos que compõem a festividade de Nazaré, um ícone importantíssimo, que é a corda do Círio”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. A ação contou também com o apoio da Arquidiocese de Belém e da Diretoria da Festa de Nazaré.