SUS é tema de capacitação aos profissionais de saúde do Estado
“Falando um pouco do SUS” é o tema do curso ministrado até quinta-feira (8), na Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres, pelo diretor da escola, Raimundo Sena. O objetivo é contribuir para a qualificação dos trabalhadores estaduais do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso trata especialmente da efetivação de uma gestão que inclui a participação dos profissionais dos serviços de saúde em contribuir com a consolidação dos princípios norteadores das políticas públicas de saúde.
Cerca de 40 profissionais participam do curso, que é direcionado aos trabalhadores do SUS que atuam nas unidades de referência e hospitalares, como 1º Centro Regional de Saúde; 2º Centro Regional de Saúde Hospital Aberlardo Santos; Hospital de Clínicas Gaspar Viana; Hospital Ophir Loyola; Fundação Santa Casa de Misericórdia; Hospital de São Caetano de Odivelas; Uremia; URE Doca; Uredipe; URE Demétrio Medrado; URE Marcello Cândia; Abrigo João Paulo II e Unidade de Saúde da Pedreira.
“A capacitação é uma etapa essencial aos profissionais de saúde que precisam estar atualizados sempre. O intuito é atender a demanda existente nos municípios e Estado com os conhecimentos necessários. O objetivo do curso é falar sobre as políticas de saúde do Estado, os princípios do SUS, sua universalidade, integralidade, a participação da comunidade, a descentralização político-administrativa, a hierarquização, regionalização e outros assuntos ligados ao sistema”, diz Raimundo Sena.
A Escola Técnica do SUS do Pará Dr. Manuel Ayres tem como finalidade desenvolver atividades para a formação profissional de recursos humanos da área da saúde pública. A escola está vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com vista a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população paraense por meio da qualificação profissional e de formação técnica de nível médio, bem como de pós-graduação, contemplando, prioritariamente, os trabalhadores do SUS, em consonância com os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo, o SUS beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros e faz por ano cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos.