Seduc e Ministério Público orientam estudantes sobre sexualidade
Como os estudantes das escolas estaduais entendem e vivenciam a sexualidade? Como o relacionamento interpessoal interfere no exercício da sexualidade? Qual a participação da família e da escola nesse processo? Perguntas como estas serão respondidas, em breve, por educadores do projeto Bem Conviver, desenvolvido pela Coordenadoria de Ações Educativas Complementares (CAEC) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE) e a Fundação Pro Paz.
O Bem Conviver abrange três etapas: formação de profissionais de educação para atuar como multiplicadores de temáticas específicas aos estudantes nas escolas; formatação de projetos pedagógicos e, sobretudo, a execução das propostas mediante o envolvimento de estudantes em atividades lúdicas, basicamente, nos espaços escolares.
Na abordagem da temática “Violência Sexual nas Escolas”, educadores da CAEC, membros do MPE e do Pro Paz reuniram-se no auditório da sede do Ministério Público na quarta-feira, 7, para a capacitação de 53 professores, diretores, gestores e funcionários de oito escolas.
Entre as temáticas a serem trabalhadas com educadores e estudantes nas escolas estaduais estão “Escola e Família: Reconstruindo Diálogos”, “Ética e Cidadania”, “Meio Ambiente”, “Promoção à Saúde”, “Diversidade Sexual”, “Tráfico de Pessoas” e outras.