Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Professoras lançam livro com colaboração de 35 estudantes em Ourilândia do Norte

Livro 'Entre Histórias e Versos' celebra talentos literários e inspirações poéticas, além de valorizar e incentivar a leitura e a escrita dos estudantes

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
01/12/2024 09h24

Para valorizar os talentos literários e incentivar os hábitos de ler e escrever, professoras de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Romildo Veloso e Silva, localizada em Ourilândia do Norte, na Região de Integração do Araguaia, lançaram um livro de poemas e tiveram como coautores 35 estudantes. O livro "Entre Histórias e Versos: memórias literárias e poemas" simboliza o poder transformador da educação e da literatura e foi desenvolvido a partir de projetos de leitura na escola ao longo de três anos.

Ao todo, 35 estudantes participaram como coautores da obra que, ao longo de três anos, foi produzida dentro dos projetos “Pizza Literária” e “Fábrica de Poemas”, dos professores de Língua Portuguesa, Claedis Rafalski, Luciene Sousa, Orildo Santos e Vanusa Marques. O livro reúne memórias literárias e poemas que abordam temas como superação, amizade, identidade e sonhos, refletindo as experiências de uma geração que enfrentou desafios únicos, incluindo os impactos da pandemia. O projeto também ressalta a importância da resiliência e do trabalho em equipe, valores que transcendem o ambiente escolar com um compilado único de textos reflexivos e poéticos. 

“Este projeto foi muito mais do que ensinar sobre literatura, foi uma jornada de crescimento pessoal e coletivo. É um projeto de leitura e escrita que culmina na publicação de um livro desenvolvido com estudantes e esta é uma iniciativa de grande valor educacional, social e pessoal. Isso promove o protagonismo dos alunos, estimula o desenvolvimento de competências linguísticas e literárias e fortalece a relação entre escola, comunidade e cultura. Me sinto muito realizada e feliz com o carinho recebido do público durante o lançamento do livro”, disse a professora Claedis Rafalski.

Resultado de um trabalho cheio de dedicação e colaboração, os professores afirmam que o livro "Entre Histórias e Versos: memórias literárias e poemas” é uma verdadeira celebração do talento jovem e da paixão por contar histórias. "Cada página carrega não apenas palavras, mas também as vivências, emoções e esperanças dos estudantes, que encontraram na escrita uma forma de expressar suas vozes e compartilhar suas visões de mundo", afirma a professora Luciene Sousa.

“Cada aluno trouxe uma peça essencial para esta obra. Foi maravilhoso testemunhar suas transformações ao longo do processo. Realizar os projetos Pizza Literária e Fábrica de Poemas, que culminaram na produção desse livro, foi uma experiência transformadora e inspiradora. Esses projetos reafirmaram minha crença na educação pública de qualidade, da qual sou fruto, e no seu poder de promover mudanças reais na vida das pessoas. Ver os alunos explorando a escrita e a leitura, expressando sua criatividade e descobrindo o prazer de criar foi gratificante. Por isso, sigo motivada a continuar desenvolvendo iniciativas como essas, pois acredito profundamente que a escrita e a leitura são ferramentas capazes de transformar vidas, abrir horizontes e construir um futuro melhor”, destacou a professora Luciene Sousa. 

Durante o lançamento livro, em novembro, os estudantes puderam recitar alguns dos poemas presentes no texto. Emoção e orgulho tomaram conta da comunidade escolar. “É incrível ver o meu nome em um livro e saber que outras pessoas vão ler minhas palavras,” comentou a estudante Maria Rayany Lima, da 2ª série do Ensino Médio.

A professora Vanusa Marques explicou como ocorreu o desenvolvimento dos projetos. “Participar deste projeto literário foi uma honra para mim. Em 2023, embarquei nessa aventura a convite da professora Luciene, com o projeto ‘Pizza Literária’, onde cada aluno escolheria um livro e formaria a ‘Pizza Literária’ usando uma caixa de pizza, cuja tampa seria ilustrada com a capa ou uma passagem interessante do livro escolhido. O espaço interno da caixa foi dividido em oito partes iguais (fatias de pizza), nas quais deveriam ter anotações sobre o livro. Ao final, todas as caixas foram expostas ao público escolar e os alunos tiveram a oportunidade de falar sobre a história lida. Essa experiência foi extraordinária para todos pois, a partir daí, surgiram as trocas de livros e muitos alunos e professores foram em busca dos livros referidos”, explicou a educadora.

Para ela, o lançamento do livro move a escola e potencializa o protagonismo dos estudantes. “Projetos assim, dão vida à escola. Alunos que nunca pensaram em algum dia ter uma história sua publicada, agora sabem que o sonho pode se transformar em realidade, sabem que podem e devem ser protagonistas, que eles têm vez e voz no ambiente escolar e que a união sempre traz força, conquistas e vitórias”, finalizou Vanusa.