Professoras lançam livro com colaboração de 35 estudantes em Ourilândia do Norte
Livro 'Entre Histórias e Versos' celebra talentos literários e inspirações poéticas, além de valorizar e incentivar a leitura e a escrita dos estudantes
Foto: DivulgaçãoPara valorizar os talentos literários e incentivar os hábitos de ler e escrever, professoras de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Romildo Veloso e Silva, localizada em Ourilândia do Norte, na Região de Integração do Araguaia, lançaram um livro de poemas e tiveram como coautores 35 estudantes. O livro "Entre Histórias e Versos: memórias literárias e poemas" simboliza o poder transformador da educação e da literatura e foi desenvolvido a partir de projetos de leitura na escola ao longo de três anos.
Foto: DivulgaçãoAo todo, 35 estudantes participaram como coautores da obra que, ao longo de três anos, foi produzida dentro dos projetos “Pizza Literária” e “Fábrica de Poemas”, dos professores de Língua Portuguesa, Claedis Rafalski, Luciene Sousa, Orildo Santos e Vanusa Marques. O livro reúne memórias literárias e poemas que abordam temas como superação, amizade, identidade e sonhos, refletindo as experiências de uma geração que enfrentou desafios únicos, incluindo os impactos da pandemia. O projeto também ressalta a importância da resiliência e do trabalho em equipe, valores que transcendem o ambiente escolar com um compilado único de textos reflexivos e poéticos.
“Este projeto foi muito mais do que ensinar sobre literatura, foi uma jornada de crescimento pessoal e coletivo. É um projeto de leitura e escrita que culmina na publicação de um livro desenvolvido com estudantes e esta é uma iniciativa de grande valor educacional, social e pessoal. Isso promove o protagonismo dos alunos, estimula o desenvolvimento de competências linguísticas e literárias e fortalece a relação entre escola, comunidade e cultura. Me sinto muito realizada e feliz com o carinho recebido do público durante o lançamento do livro”, disse a professora Claedis Rafalski.
Resultado de um trabalho cheio de dedicação e colaboração, os professores afirmam que o livro "Entre Histórias e Versos: memórias literárias e poemas” é uma verdadeira celebração do talento jovem e da paixão por contar histórias. "Cada página carrega não apenas palavras, mas também as vivências, emoções e esperanças dos estudantes, que encontraram na escrita uma forma de expressar suas vozes e compartilhar suas visões de mundo", afirma a professora Luciene Sousa. Foto: Divulgação
“Cada aluno trouxe uma peça essencial para esta obra. Foi maravilhoso testemunhar suas transformações ao longo do processo. Realizar os projetos Pizza Literária e Fábrica de Poemas, que culminaram na produção desse livro, foi uma experiência transformadora e inspiradora. Esses projetos reafirmaram minha crença na educação pública de qualidade, da qual sou fruto, e no seu poder de promover mudanças reais na vida das pessoas. Ver os alunos explorando a escrita e a leitura, expressando sua criatividade e descobrindo o prazer de criar foi gratificante. Por isso, sigo motivada a continuar desenvolvendo iniciativas como essas, pois acredito profundamente que a escrita e a leitura são ferramentas capazes de transformar vidas, abrir horizontes e construir um futuro melhor”, destacou a professora Luciene Sousa.
Durante o lançamento livro, em novembro, os estudantes puderam recitar alguns dos poemas presentes no texto. Emoção e orgulho tomaram conta da comunidade escolar. “É incrível ver o meu nome em um livro e saber que outras pessoas vão ler minhas palavras,” comentou a estudante Maria Rayany Lima, da 2ª série do Ensino Médio.
Foto: DivulgaçãoA professora Vanusa Marques explicou como ocorreu o desenvolvimento dos projetos. “Participar deste projeto literário foi uma honra para mim. Em 2023, embarquei nessa aventura a convite da professora Luciene, com o projeto ‘Pizza Literária’, onde cada aluno escolheria um livro e formaria a ‘Pizza Literária’ usando uma caixa de pizza, cuja tampa seria ilustrada com a capa ou uma passagem interessante do livro escolhido. O espaço interno da caixa foi dividido em oito partes iguais (fatias de pizza), nas quais deveriam ter anotações sobre o livro. Ao final, todas as caixas foram expostas ao público escolar e os alunos tiveram a oportunidade de falar sobre a história lida. Essa experiência foi extraordinária para todos pois, a partir daí, surgiram as trocas de livros e muitos alunos e professores foram em busca dos livros referidos”, explicou a educadora.
Para ela, o lançamento do livro move a escola e potencializa o protagonismo dos estudantes. “Projetos assim, dão vida à escola. Alunos que nunca pensaram em algum dia ter uma história sua publicada, agora sabem que o sonho pode se transformar em realidade, sabem que podem e devem ser protagonistas, que eles têm vez e voz no ambiente escolar e que a união sempre traz força, conquistas e vitórias”, finalizou Vanusa.