São Félix do Xingu é o maior produtor brasileiro de rebanho bovino
O município de São Felix do Xingu, no sul do Pará, assumiu a liderança no ranking brasileiro de rebanho bovino em 2014. A cidade paraense integra a Região de Integração do Araguaia, que permanece como a de maior quantitativo bovino no Estado, com 7,3 milhões de cabeças de gado. As informações são da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) com base nos dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda nesta análise, as Regiões de Integração de Carajás e do Xingu seguem na segunda e terceira posição entre as maiores do Estado em efetivo bovino, com três milhões e 2,5 milhões cabeças, respectivamente. Além disso, se destacam como maiores produtores os municípios de Marabá (900 mil cabeças) e Altamira (687.5 mil cabeças).
Na avaliação geral, o Pará aparece na quinta posição entre os Estados de maior rebanho do país, com 19, 9 milhões de cabeças de gado, o que representou crescimento de 3,98%, em relação a 2013, ficando somente atrás de Mato Grosso (28,5 milhões), Minas Gerais (23,7 milhões), Goiás (21,5 milhões) e Mato Grosso do Sul (21 milhões).