Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Perturbação do sossego lidera ligações ao Ciop durante o Círio de Nazaré

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/10/2015 17h41

O Centro Integrado de Operações (Ciop) cumpriu, de forma célere e efetiva, a missão de garantir a segurança dos romeiros durante o Círio de Nazaré, a partir da comunicação entre os cidadãos e os órgãos de segurança pública do Estado. Com um reforço de 135 agentes no efetivo, o Ciop registrou cerca de 50 mil ligações, das quais foram geradas em torno de cinco mil ocorrências, no período de 9 a 12 de outubro. Entre as ocorrências registradas, a mais frequente foi a “perturbação do sossego alheio”, responsável por 1.356 ligações para as centrais de atendimento. Vale lembrar que o número de chamadas não reflete o total de ocorrências efetivamente registrado, uma vez que é comum serem feitas ligações sobre um mesmo tipo de caso.

Uma das novidades entre os serviços do Ciop este ano é a inclusão de números internacionais ao serviço de emergência (911 e 112), além da parceria com o curso de idiomas Aslan, que possibilitou traduções simultâneas em inglês e espanhol no atendimento telefônico, visando atender os diversos turistas que visitam a capital paraense durante o Círio de Nazaré. Também destacou-se o serviço de videomonitoramento, que tem 183 câmeras na Região Metropolitana de Belém (RMB), das quais 26 foram destinadas a monitorar as vias envolvidas na festividade, visando garantir uma segurança proativa.

Para o titular do Ciop, coronel PM Heyder Calderaro Martins, o trabalho ocorreu com sucesso dentro das metas. “Todos os recursos do Ciop foram usados tanto na Trasladação quanto no Círio e continuam de forma ordinária na quadra nazarena. No fim de semana da festividade, tivemos o apoio de tradutores. O videomonitoramento funcionou de forma plena, completa, o que auxiliou a tropa, as guarnições na ponta do policiamento, então, os recursos tecnológicos concorreram em favor do policiamento, pois essa também é nossa missão. As 20 cabines de atendimento, todas de plantão plenamente, foram um sucesso”, diz.

Vigilância – O Ciop tem a missão de receber, classificar e registrar as ligações em caráter de urgência e emergência, na área de segurança pública, acionando oportunamente as equipes (guarnições) para atender a ocorrência, além de monitorar e gerenciar as informações referentes ao atendimento realizado. O Ciop também fornece dados estatísticos de ocorrências geradas, subsidiando as instituições na tomada de decisões frente ao planejamento estratégico.

O centro é um órgão do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, diretamente subordinado à Secretaria Adjunta de Gestão Operacional, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Foi instituído pelo Decreto Estadual nº 2.959/ 1998, e inaugurado no dia 29 de maio. O Ciop é responsável em atender as chamadas de urgência e emergência na área de segurança pública, pelo telefone 190, agregando todos os órgãos de segurança do Estado: polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Superintendência do Sistema Penal (Susipe) e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

O funcionamento interno do Ciop é 24 horas, diuturnamente, com o serviço de militares, que trabalham em escalas e turnos de seis horas por dia. O ciclo de funcionamento se inicia quando o cidadão aciona o centro pelo número 190. O atendente recebe a ligação, analisa o teor e classifica e registra as chamadas. No despacho ficam os militares despachantes e coordenadores, responsáveis por encaminhar a guarnição que irá para o local registrado da ocorrência para atender a situação de segurança pública.

Eles também são responsáveis por monitorar as informações e fechar a ocorrência de atendimento. No videomonitoramento ficam militares observando as 183 câmeras distribuídas estrategicamente na Região Metropolitana de Belém (RMB), em complemento às operações executadas no Ciop. As imagens também podem subsidiar processos e procedimentos investigatórios. Além da RMB, o atendimento do 190 está disponível no interior do Pará, sob o comando dos Núcleos Integrados de Operações (Niop), em Altamira, Castanhal, Capanema, Conceição do Araguaia, Marabá e Santarém, e pelos Centros de Atendimento e Despacho (CAD), em Bragança, Parauapebas, Salinópolis e Tailândia.