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GESTÃO ESCOLAR

Seduc divulga resultado final de três etapas da Certificação de Lideranças 2024

O processo de certificação é obrigatório para quem pretende exercer as funções de diretor e vice-diretor escolar na rede pública de ensino no Pará

Por Marcelo Júnior (SEDUC)
30/11/2024 18h08

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira (29), o resultado final das etapas II, III e IV da Certificação de Lideranças 2024, processo obrigatório para o exercício das funções de diretor e vice-diretor escolar na rede pública estadual de ensino.

“É unânime a relevância do diretor e do vice-diretor para as escolas. Durante todo o ano de 2024 realizamos uma etapa fundamental para a gestão escolar das unidades da rede estadual. Estamos investindo fortemente na identificação, formação e certificação dos nossos profissionais que já ocupam ou que almejam a posição de gestor, que sonham em transformar as unidades escolares e, principalmente, em potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Com equipes cada vez mais capacitadas podemos elevar a educação paraense e dar maiores condições e oportunidades para nossos estudantes. É fundamental que a escola seja um espaço de integração, estímulo e desenvolvimento para nossos profissionais, estudantes e comunidade”, ressaltou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.A certificação reforça a atuação da gestão escolar e melhora o processo ensino-aprendizagem

A lista completa dos classificados nas etapas II, III e IV da Certificação de Lideranças 2024 está aqui

Critérios - Com seis etapas, o processo de certificação reforça a atuação da gestão escolar e mapeia os servidores efetivos do magistério interessados em assumir o cargo, essencial para as escolas. Os servidores se inscreveram na primeira fase.

Em seguida, os inscritos passaram pelos demais momentos, compostos por um curso em Gestão Escolar de 46 horas; prova presencial de validação de competências e apresentação e defesa de um Plano de Gestão para a banca examinadora especializada.

Em breve, os participantes classificados passarão por uma consulta à comunidade escolar e entrevista com especialista. Cada etapa conta, ainda, com requisitos mínimos e pontuações para seguir adiante, e assim conquistar a certificação, obrigatória para o desempenho das funções.

Ao final do processo, os participantes formarão o banco de gestores escolares da Seduc.