Seduc quer dinamizar gestão escolar no Marajó
Diretores de escolas públicas estaduais do Arquipélago do Marajó participaram nesta terça-feira (20), na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), de reunião com a titular da pasta, a secretária Ana Cláudia Hage, para tratar da gestão escolar nestas áreas do território paraense. Na região estudam 20 mil alunos da rede estadual pública de ensino.
“Essa reunião aqui serve justamente para nos aproximar, Seduc e gestores de escolas do Marajó, para que possamos intensificar o processo de implantação de uma gestão escolar mais dinâmica e eficiente em prol das escolas e dos estudantes”, observou Ana Cláudia Hage.
O encontro de diretores das escolas das ilhas foi organizado pela 20ª Unidade Regional de Ensino (20ª URE), e contou com a presença do secretário adjunto de Ensino, Roberto Silva, e da gestora da 20ª URE, Lindóia Moreira.
Na reunião, os educadores debateram sobre o processo ensino-aprendizagem nas escolas, além do calendário de aulas, metodologias pedagógicas e logística escolar. Foram também abordados aspectos da 2ª Avaliação Unificada do Ensino Médio, que a Seduc realizará nesta semana e as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“É fundamental esse intercâmbio, porque a escola tem uma realidade que se modifica a todo instante. Então, precisamos estar integrados para atuar diante das demandas nas unidades de ensino. Somente com essa integração é que poderemos viabilizar novas ações em prol da qualidade de ensino, dos estudantes da rede estadual”, afirmou o secretário adjunto de Ensino, Roberto Silva.
Responsável por 26 escolas e 20 mil estudantes em oito municípios do Arquipélago do Marajó, a 20ª URE tem promovido, ao longo do ano, encontros entre os diretores de escolas para compartilhar informações sobre atividades pedagógicas e desafios relacionados a cada unidade de ensino da região.
“Trocamos informações sobre o que está dando certo nas escolas e assim fortalecemos os vínculos entre as unidades escolares do Marajó”, afirmou Lindóia Moreira. Ela ressaltou que apesar das distâncias e adversidades a educação se fortalece, e a prova desse processo são os estudantes que se destacam nos estudos e têm sido premiados, buscando contribuir com o desenvolvimento de suas comunidades.