Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Medidas preventivas contra crimes virtuais são tema de palestra a professor

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/10/2015 17h56

Acessar conteúdos na internet é fácil hoje em dia, mas isso pode ser arriscado para a integridade de crianças, jovens e adultos se não forem adotadas medidas preventivas aos chamados crimes cibernéticos. Esses cuidados, que se estendem também a estudantes nas escolas estaduais públicas em Belém e interior do Estado, serão transmitidos a 200 professores nesta sexta-feira (23), na palestra “Educando para boas escolhas on-line”, que ocorre na Escola Tecnológica Anísio Teixeira, Umarizal, a partir das 8 horas.

Os professores, em seguida, atuarão nas escolas orientando os estudantes e comunidades quanto ao uso correto da internet, frente a práticas criminosas na grande rede. A iniciativa é conjunta entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ministério Público Federal e a organização não governamental (ONG) SaferNet. A organização do evento pela Seduc mobiliza técnicos do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica, Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação e Núcleo de Tecnologia Educacional.

“Esta programação facilitará o repasse de subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas visando o uso seguro da internet. Vamos abordar práticas que atingem os cidadãos por meio da rede mundial de computadores, em especial crianças e jovens, como por exemplo o cyberbullying”, afirma o coordenador de Tecnologia Aplicada à Educação da Seduc, Jorge Andrade.

Programação – A palestra será destinada a professores dos laboratórios de informática de escolas estaduais e municipais públicas em Belém. Atuarão como formadoras as professoras Dalva Guedes e Rosemary Nunes, ambas do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc. A partir das 8 horas, Rosemary Nunes abordará o tema “Panorama sobre as principais vulnerabilidades on-line: Cyberbullying, sexting, aliciamento, rastros digitais, reputação, crimes de ódio”. A partir das 10 horas, será a vez da professora Dalva Guedes discorrer sobre “Dicas de Segurança e canais de ajuda” e “Como denunciar violações e canais de ajuda”.

No mês de setembro, gestores da Seduc, Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), MPF e da SaferNet e 60 professores estaduais e municipais debateram, em Belém, o uso inadequado da internet, objetivando melhor uso de recursos pedagógicos e outros conteúdos on-line. “Agora, queremos ampliar esse processo para as escolas em Belém e, em uma segunda etapa, com apoio dos NTEs, nas escolas do interior do Estado”, destaca Jorge Andrade.