Uepa participa da V Feira das Profissões em Marabá
Mais de 90 cursos, entre técnicos, de graduação e pós-graduação, estão sendo apresentados aos estudantes durante o evento. Eles realizaram também testes vocacionais e participaram de oficinas
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), participou nesta sexta-feira (22), da V Feira das Profissões – na Estação Conhecimento, no Bairro São Félix, em Marabá, Região de Integração Carajás.
No total, foram 57 estandes com exposição de cursos e oficinas. Milhares de estudantes passaram pela ação, que objetivou divulgar os cursos (técnicos, de graduação e pós-graduação) e as atividades acadêmicas das três instituições públicas de ensino, que atuam no município de Marabá e região. Além do mais, a Feira teve como intuito, auxiliar na escolha do futuro curso do estudante, como também promover a interação entre alunos (as) do Ensino Médio e professores (as) do Ensino Superior.
Para a coordenadora da Uepa, Campus VIII/Marabá, profa. dra. Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, trata-se de uma oportunidade única de apresentação dos cursos. “Os que são ofertados de forma gratuita tanto em Marabá como em toda região, a população tem essa possibilidade de encontrar informações e saber como é o dia a dia dos cursos, e conhecer os projetos de ensino, pesquisa e extensão que executam durante o percurso formativo. Todos deveriam aproveitar essa oportunidade, porque são mais de 90 cursos disponíveis na nossa região”, explica a coordenadora.
Participação - Estudante do 4º semestre, do Curso de Licenciatura Plena em Música, da Uepa, Higor Juan, de 21 anos, é deficiente visual, e classifica a experiência de participar da feira como “incrível”. “Já é a segunda vez que participo, é boa essa interação, porque estamos divulgando a Uepa e também nosso curso de Música, estou inserido no meio que eu gosto, que é musical. O meu instrumento de prática é o violão, mas tenho conhecimento de teclado, flauta doce”, lembra ele.
O curso de Licenciatura Plena em Música é voltado para formar professores de Música para Educação Básica, cujo objetivo é a didática musical. Para ingressar no curso, o candidato que já toca algum instrumento, ou canta, passa por um teste habilitatório prático. O curso tem a duração de quatro anos e é presencial. A próxima turma está prevista para 2026.
O professor do curso de Música, Antônio Pádua Sales Costa, explica que a performance é o esperado na formação. “O curso de licenciatura tem de mostrar a música para todos, a formação acadêmica, ele já é a estrela. Ele procura o curso para aprimorar e voltar para ser professor da Educação Básica, para levar o dom que ele já tem para que todos possam ter acesso à música”, destaca.
Além do estande do Curso de Licenciatura em Música, a Uepa também expôs atividades dos cursos de Tecnologia de Alimentos, Licenciatura em Química, Física, Biologia, Letras Libras, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Biomedicina, Medicina e Terapia Ocupacional.
A estudante Nayra Maria de Souza Santos viajou 160 km para participar da V Feira de Profissões. Ela estuda o 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual “Macário Dantas”, município de São Geraldo do Araguaia. “Eu estou na dúvida entre os cursos de Farmácia, Medicina e Agronomia. É bom conhecer os cursos antes de escolher, porque aprendemos um pouco de cada coisa, às vezes não sabemos o que vamos estudar naquele curso escolhido, por isso que foi bom vir aqui hoje [na feira de profissões], para conhecer vários outros cursos”, aponta ela.
Oficinas - Empreendedorismo e o caminho para o sucesso (Sebrae), Desafios de carreiras e programas de entrada na Vale (Vale), Programas de Aprendizagem Pprofissional (Senai, Sest/Senat e Senac), cursos técnicos e formas de ingresso (IFPA), Ingresso no Ensino Superior (Uepa), Programas de assistência estudantil e permanência universitária (Unifesspa), Roda de conversa: Importância da mineração para a sociedade (Vale), foram os temas apresentados durante as oficinas na V Feira das Profissões.
“Atividades como a Feira de Profissões proporcionam aos alunos (as) oportunidades para que conheçam mais das carreiras que pretendem exercer no futuro, assim como o mundo do trabalho em várias áreas do conhecimento. Estudar e pesquisar sobre a futura profissão pode ser um trampolim para o sucesso. O Governo do Estado, através da participação da Uepa nessa atividade, oferece ao estudante esclarecimentos, exposições de materiais e oficinas. Parabenizo todos os envolvidos e parceiros neste evento”, frisa o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto.
A V Feira das Profissões é realizada pela Estação Conhecimento Marabá e organizada pela Uepa, Unifesspa e IFPA. Além de conhecerem os cursos, os visitantes também realizaram testes vocacionais. Nesta edição, o evento conta com novos parceiros: Vale, Senac, Sest Senat, Senai e Sebrae.
"A Feira das Profissões é um ambiente de descobertas, por isso, trazê-la para dentro da comunidade é tão importante. Aqui as pessoas têm a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a diversidade de carreiras disponíveis na região. E nesta edição, além das Instituições de Ensino Superior, contamos com novos parceiros, como a Vale e as instituições do Sistema S, que estão apresentando possibilidades no mercado de trabalho", complementa Audileide Oliveira, diretora da Estação Conhecimento Marabá.