Pará sobe no pódio dos Jogos da Juventude CAIXA, com wrestling
O evento é realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e vai até o dia 28 de novembro.l
O segundo bloco da delegação paraense começou bem nos Jogos da Juventude CAIXA, conquistando duas medalhas de bronze, na modalidade wrestling com as atletas Katheryn Rosa, 17 anos, na categoria Estilo Livre, 40 até 43 kg e Daiane Paola Alves Santos, 16 anos, no Estilo Livre, 46 até 49 kg, na aberta da segunda etapa da competição. As atletas, que são do município de Belém, contaram com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O evento é realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e vai até o dia 28 de novembro.
O secretário da Seel, Cássio Andrade, ressaltou o bom início das atletas nesta segunda etapa de competições. “Estamos felizes por esse momento dos nossos representantes a nível nacional. Tivemos um bom resultado no primeiro bloco, com quatro medalhas de ouro e uma de bronze. Agora, neste segundo bloco da nossa delegação, conquistamos duas importantes medalhas para o Pará, na modalidade de wrestling”, disse o secretário.
A medalhista Katheryn Rosa participou pela primeira vez dos Jogos da Juventude e destacou a sua importante conquista. “Estou muito feliz por esse momento. Não foi fácil, mas lutei até o último minuto para conseguir essa medalha para o nosso Estado”, disse a atleta.
A jovem se superou dentro do tatame, após uma lesão no ombro direito, continuou lutando, até a luta ser paralisada para atendimento médico. “Lutei na garra, e não ia ser uma luxação que ia me tirar do foco em buscar a minha primeira medalha na maior competição de 15 a 17 anos do Brasil. Só tenho a agradecer a todos que estiveram ao meu lado. Agradeço também ao apoio do Governo do Pará, por eu estar aqui neste momento”, disse a atleta.
O fisioterapeuta da delegação do Pará, Alan Almeida, que fez o atendimento da atleta, explica como foi o procedimento para ela continuar na luta.
“Nossa atleta sofreu uma lesão no ombro direito durante a competição, comprometendo sua mobilidade e causando dor intensa. Com um atendimento rápido e técnicas específicas de fisioterapia, conseguimos aliviar a dor e recuperar parte do movimento. Isso permitiu que ela voltasse ao tatame e, com muita determinação, conquistasse a medalha de bronze para o wrestling paraense. Foi um momento emocionante e de muito orgulho para toda a equipe”, disse o fisioterapeuta.
A outra medalhista foi a atleta Daiane Santos, que destacou a sua emoção com a conquista da medalha. “Não tenho palavras para descrever esse momento de emoção, alegria por essa conquista tão importante na minha vida. Estou levando para o Pará, a minha primeira medalha, sei que ainda temos chances de conquistar mais, mas essa vou guardar com carinho”, disse a jovem.
Texto: Jessé Lima/Ascom Seel