Polícia Militar coloca 7.200 homens para trabalhar no esquema de segurança do Enem
Com ações operacionais desencadeadas pela Polícia Militar, o Sistema de Segurança Pública do Pará planejou uma atenção especial ao aparato necessário às provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2015 (Enem), programadas para os dias 24 (sábado) e 25 (domingo).
Para atender a demanda de todo o estado e colaborar com a logística do Enem, o Comando Geral da PM destacou um efetivo de 7.200 homens para atuar no sábado e domingo. O trabalho da Polícia Militar direcionado ao Enem será coordenado pelo tenente-coronel Simão Salim, atual comandante de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).
Os militares estarão, sobretudo, no policiamento dos locais de provas. Em todo território paraense, a PM garantirá a segurança em 880 escolas, onde serão aplicados os testes. Contudo, os militares iniciaram as atividades relacionadas ao Enem em 3 de outubro, data da chegada da primeira remessa de provas provenientes de São Paulo. Desde então, eles têm escoltado as equipes do serviço dos Correios durante o transporte dos malotes contendo os exames. Ao todo, foram enviadas 372 mil provas ao Estado do Pará.
O trabalho operacional da Polícia Militar de distribuição dos malotes com as provas será tanto na capital quanto em cidades fora da área metropolitana. Os malotes saíram de batalhões do Exército, e seguiram para unidades de ensino de Belém e Região Metropolitana, e também para os pólos de Altamira, Marabá, Santarém, Itaituba e Redenção. Os policiais militares realizaram também a segurança dos malotes destinados às cidades da região do Marajó, trabalho encerrado nesta sexta-feira, 23.
Durante os dois dias de provas, os agentes de segurança realizam o resguardo de entrega e recolhimento dos envelopes com as provas. A operação de distribuição, nos locais de prova, inicia às 5h podendo ir até 10h, uma hora antes da abertura dos portões.
De acordo com o tenente-coronel Salim, as ações da corporação foram programadas com intuito de garantir um clima de tranquilidade a todos os candidatos. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro em condições de igualdade a todos os inscritos”, disse o coordenador.