Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERDISCIPLINARIDADE

Plataforma virtual traz espírito das Olimpíadas 2016 para a sala de aula

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/10/2015 18h28

O Brasil já respira o clima das Olimpíadas do Rio de Janeiro, programados para o ano que vem. E no embalo das competições, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério da Educação (MEC) estabeleceram uma parceria para a elaboração e implantação da plataforma virtual Transforma Educação, que disponibiliza cursos on line para coordenadores pedagógicos, professores e a comunidade acadêmica em geral que desejem aprimorar a metodologia educacional em sala de aula explorando a interdisciplinaridade dos esportes e dos jogos olímpicos. 

As aulas, cursos e oficinas são todas on line e podem ser acessados no site do Transforma Educação, gratuitamente, cabendo apenas ao interessado fazer um cadastro. O participante receberá um certificado oficial do Comitê Rio 2016, além de poder trocar experiências com profissionais da educação de todo o Brasil.

"A Secretaria de Educação do Pará convida os professores e técnicos a participarem dos cursos do Transforma Educação, pois entende que esta plataforma contribui para o aperfeiçoamento dos docentes da rede estadual", salienta Marizete Martins, diretora da Educação Infantil e Fundamental (Deinf), da Seduc.

O Transforma Educação oferece três modelos de cursos de formação para professores com metodologias que incentivam a prática de novos esportes olímpicos ao mesmo tempo em que abordam a ciência e história por trás de cada modalidade. A metodologia incentiva e capacita professores de Matemática a explicar o movimento dos atletas por meio de cálculos e equações, enquanto professores de História podem ressaltar e contextualizar a origem dos jogos olímpicos e sua simbologia, assim como os professores de Educação Física podem implementar práticas de esportes olímpicos nas escolas, alguns nunca vistos pelos estudantes.

Por intermédio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), a Seduc incentiva os estudantes à adoção das práticas esportivas, ao ponto de ter atletas da região convocados a participar das Paralimpíadas da Juventude. "O NEL não poderia adotar outra postura que não apoiar e divulgar esse tipo de iniciativa. A ideia de interrelacionar o esporte à educação é uma ótima sacada. Mesmo matérias como Literatura, Língua Portuguesa ou Biologia podem ser conectadas à prática esportiva e fazer parte do entendimento do aluno. Um exemplo é a cultura do corpo, que já era exaltada na Literatura, assim como na Anatomia e Biologia", ressalta a professora Gloria Guerreiro, diretora do NEL.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.rio2016.com/educacao/ensino-distancia