Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SUSTENTABILIDADE

Governo do Pará recebe mais um reconhecimento nacional por boas práticas sustentáveis do CIIR

Compromisso com práticas inovadoras e que respeitam o meio ambiente garantiu o destaque em evento realizado no Rio de Janeiro

Por Pallmer Barros (CIIR)
30/10/2024 14h38

O Governo do Pará, por meio do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, recebeu mais um reconhecimento nacional por gestão de boas práticas sustentáveis ao apresentar o pôster “Projeto Guardião Azul: Uma ferramenta para aplicar o ESG em uma unidade de saúde da região Amazônica”, durante a 17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis 2024 (SHS), iniciado nesta última terça (29) e encerrado nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro.

Trata-se de um encontro anual de profissionais da Rede Global Hospitais Verdes, que neste ano, traz como temática: “Resiliência e Adaptação Climática no Sistema de Saúde Brasileiro: um caminho para equidade e justiça social”, realizado pelo Projeto Hospitais Saudáveis em parceria com Saúde sem Dano (Health Care Without Harm, em inglês) e o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo.

Horta mandala do CIIR entrega hortaliças aos acompanhantes dos usuários para fomentar a boa pratica da alimentação

"Esse reconhecimento é um reflexo do nosso comprometimento em promover práticas que não apenas melhoram a saúde da população, mas também, respeitam e preservam o meio ambiente. Acreditamos que a saúde integral deve considerar a sustentabilidade como um pilar fundamental, especialmente, em regiões como a Amazônia, onde os desafios são ainda maiores", afirmou a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.

O SHS é o principal evento promovido pelo projeto Hospitais Saudáveis. Anualmente, desde 2008, tem o objetivo de abordar diversos temas relacionados às questões de saúde pública e ambiental nas instituições de saúde, e de mobilizar a comunidade do setor para a ação climática. A programação contou com conferência magna proferida por um keynote speaker internacional, com diversos painéis e mesas redondas norteadas pelo enfoque temático. 

Em meio aos atendimentos, CIIR incentiva os usuários a preservarem o meio ambiente

Para a diretora executiva do Centro de Reabilitação, Rejane Xavier, este reconhecimento é um marco importante para o estado e para o CIIR, destacando o compromisso de sua equipe multidisciplinar com as práticas sustentáveis e inovadoras em unidades assistenciais.

“Nossa participação no SHS 2024 também destaca a importância de considerar os impactos ambientais e sociais na saúde pública, pois o evento reforça a necessidade de atenção especial a regiões vulneráveis, como a Amazônia, principalmente com a aproximação da COP 30, o maior evento climático do mundo, que será realizado em nossa capital paraense. Nosso compromisso com a saúde integral e o bem-estar das pessoas é mais relevante do que nunca”, destacou a gestora.

Ela agradeceu todos os envolvidos que contribuíram para mais esta conquista. “Esperamos inspirar outras instituições a adotar práticas semelhantes em prol de um futuro mais saudável e sustentável!", finalizou ao estender os agradecimentos ao incentivo do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) que reforça o compromisso com a conservação da biodiversidade amazônica.

Técnico e científicos - A sessão de pôsteres destacou trabalhos acadêmicos e experiências profissionais sobre os temas da Agenda Global “Hospitais Verdes e Saudáveis”. Entre eles, estava o CIIR com seus projetos que foram apresentados pela presidente de sua Comissão de Sustentabilidade, Denise Morais, que expôs a temática “Projeto Guardião Azul: Uma ferramenta para aplicar o ESG em uma unidade de saúde da região Amazônica”. 

Ela ressaltou que o projeto “Guardião Azul” foi criado para mitigar esses impactos por meio de um plano de ecoeficiência alinhado à agenda ESG. “O projeto promove a gestão ambiental responsável, focando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), com iniciativas que focam na redução dos danos ao meio ambiente e incentiva práticas mais sustentáveis em unidades de saúde”, destaca a profissional

O CIIR esteve representado no evento por Jusciely Machado, gerente Administrativa e Financeira do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea),  que faz parte do Complexo CIIR, composto ainda pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea).

Projetos sustentáveis - As atitudes sustentáveis no CIIR se apresentam em meio a um ambiente arborizado com 1.640m², o Jardim Sensorial, um local de pura natureza vertical com plantas, ervas e hortaliças, que são colhidas e distribuídas para a comunidade assistida com o intuito de conscientizar a uma alimentação mais saudável.

Outras ações de educação ambiental, entre elas, o “Canteiro com a comunidade”, que promove a integração social por meio do plantio de mudas em pneus personalizados instalados em bairros da periferia de Belém. A “Feira Sustentável” oportuniza o reaproveitamento empreendedor, além do “Eco CIIR” que realiza a coleta e destinação correta de resíduos. Há ainda o projeto E+ Reciclagem, em parceria com a concessionária de energia elétrica Equatorial Energia, que estimula os profissionais a coletar resíduos sólidos.

Gestão sustentável - A instituição possui o Selo Ouro concedido pelo Programa Brasileiro GHG Protocol desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). O selo é o mais alto nível de reconhecimento do programa, concedido às organizações que apresentam, de forma completa e auditada, o balanço de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Ainda, o Centro possui o certificado de Menção Honrosa do Prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SP), uma iniciativa que reconhece projetos para a preservação do meio ambiente em instituições do Sistema Único de Saúde (SUS).

Destaca-se o Selo Verde, na categoria Ação Socioambiental Responsável, que é concedido pelo Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental (Procert) Selo Verde, do Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental (Inpra) Chico Mendes.

Estrutura - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).  

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos. O CIIR está instalado na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 / 59.