Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR conquista reconhecimento do Instituto Chico Mendes pelo terceiro ano consecutivo

Boas práticas ambientais do Centro Integrado de inclusão e Reabilitação (CIIR) o colocam entre as três instituições de saúde pública do País com este Selo

Por Pallmer Barros (CIIR)
07/11/2023 10h07

Em meio aos serviços de saúde pública disponibilizados, as boas práticas de preservação ao meio ambiente fazem parte da cultura organizacional do Centro Integrado de inclusão e Reabilitação (CIIR), e elas levaram a instituição a conquistar, pela terceira vez consecutiva, o reconhecimento nacional Selo Verde, na categoria Ação Socioambiental Responsável.

O Selo é concedido pelo Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental (Procert) Selo Verde, do Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental (Inpra) Chico Mendes, e o resultado foi divulgado, na segunda-feira (6). De forma presencial em São Paulo, em março de 2024, o CIIR participará da solenidade de entrega do prêmio. 

O certificado celebra título inédito para uma instituição de área da saúde pública do governo do Pará, que também está entre as três únicas instituições de saúde pública do País com este Selo. “O Instituto Chico Mendes é uma organização brasileira que atua, desde 2004, em prol da sustentabilidade e pioneira no quesito Certificação Socioambiental no Brasil. O uso do Selo Verde sinaliza para a comunidade assistida que a instituição é ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa”, detalha Luciana Rocha, presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR.

Entre os beneficiados pelas ações de sustentabilidade está Larissa Almeida, mãe do reabilitando Walleph Lorran, de três anos. Para ela, “a instituição incentiva todos a cuidarem mais do planeta em meio aos atendimentos. Não somente em plantar mudas ou realizar a reciclagem, contudo, não menos importante, ensina a uma alimentação que envolva frutas e legumes com atividades na horta. O CIIR vai além de ser uma unidade que presta serviço de saúde”, destaca.  

Para a diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, a manutenção da certificação Selo Verde, do Instituto Chico Mendes, valoriza a garantia da qualidade de vida, por meio da preservação e do cuidado integral com o meio ambiente que envolve toda espécie viva. “Como instituição, temos a grande responsabilidade de incentivar atitudes sustentáveis. Parabenizo toda a equipe por mais esta conquista em prol do meio ambiente e das gerações futuras”.

ECO CIIR - De acordo com Luciana Rocha, a certificação decorreu da análise do projeto “ECO CIIR”, que reúne uma série de ações de sustentabilidade e significam a implantação de práticas sustentáveis que garantem o futuro para as próximas gerações.  “Essa certificação é tão representativa para o contexto atual em que vivemos. É o reconhecimento que reforça a implantação e continuidade das ações propostas. Os desafios são constantes e é muito difícil realizar mudança de hábitos, mas quando presenciamos usuários e colaboradores engajados estendendo as ações para dentro de suas casas, é o sinal de que estamos no caminho certo. Sinto-me honrada por fazer parte dessa história e em representar uma instituição que pratica gestão sustentável”.

Ações Sustentáveis – O Centro de Reabilitação disponibiliza diversas temáticas que abordam a preservação do meio ambiente, entre elas, a Oficina de produção de sabão ecológico. A atividade ambiental ensina que, após o uso do óleo de cozinha na produção alimentar, em casa, pode ser reaproveitado na fabricação caseira de sabão para uso de higiene geral, como por exemplo, lavar louças. 

A didática traz a conscientização para a sociedade não descartar o produto incorretamente, como "em muitas das vezes, na pia da cozinha durante o ato de lavar a louça, atitude esta que agride o meio ambiente, através dos esgotos indo parar nos rios e mares”, alerta a presidente da comissão.   

A instituição promove ainda a Feira Sustentável com o intuito de valorizar e oportunizar comércio de sustentabilidade oriundo de reaproveitamento empreendedor, como a Vitrofusão e o Ecobiju.

Reciclagem - O projeto Eco CIIR realiza a coleta e destinação correta de resíduos. O E+ Reciclagem, em parceria com a empresa Equatorial Energia, estimula os profissionais a trazerem resíduos ao Centro e, a Comissão de Sustentabilidade, por sua vez, recebe e realiza a pesagem do material. 

Segundo Luciana Rocha, quem mais contribui, recebe o selo Atitude Sustentável e é contemplado com premiação produzida pela comissão e, ainda, participa do sorteio anual, podendo ser contemplado com desconto diretamente em sua conta de energia elétrica.

As atitudes sustentáveis seguem no CIIR em um ambiente arborizado com 1.640 m², o Jardim Sensorial, um local de pura natureza vertical com plantas, ervas e hortaliças, sendo colhidas e distribuídas para a comunidade assistida pelo Centro com o intuito de conscientizar a uma alimentação mais saudável.

Ainda, o espaço é utilizado para a realização de terapias ao ar livre que é composto por uma cascata para proporcionar conforto térmico ao ambiente, minimizando o calor e, principalmente, promover a sonoridade, pois o som emitido pela água caindo ao chão, leva tranquilidade ao reabilitando em atividade.

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários têm acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER). 

Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações pelo telefone (91) 4042-2157/58/59.