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Diretores de escolas são capacitados no sistema de gestão por resultados

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/10/2015 20h20

Diretores e técnicos de escolas públicas estaduais que integram do Projeto Jovem de Futuro (PJF) participaram nesta quarta-feira (28), no Hotel Sagres, do segundo módulo presencial do curso Gestão Escolar para Resultados. A capacitação foi ministrada por técnicos do Instituto Unibanco e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O PJF é desenvolvido no Estado por meio de parceria da Seduc com o Instituto Unibanco, compreendendo que não existe organização, sobretudo em uma instituição voltada para o interesse público, sem qualificação técnica e social da gestão. A gestão eficiente e participativa e com foco nos resultados positivos de aprendizagem pode influenciar de maneira decisiva na qualidade da educação oferecida pela escola.

A diretora da Escola Estadual Dom Pedro I, Juliana Santana, diz que os cursos de capacitação para gestão escolar por resultados têm contribuído muito para a organização e desenvolvimento da educação na unidade. “Os cursos têm contribuído muito com a nossa gestão, pois temos uma fundamentação teórica para melhor aplicarmos as nossas ações dentro da escola, fazendo o nosso trabalho com mais excelência”.

Após ser redesenhado, o Projeto Jovem de Futuro começou a funcionar há seis meses. Na fase inicial trabalha com 45 escolas da rede estadual de ensino, que funcionarão como projeto-piloto. No ano de 2017, esse número vai aumentar para 87 escolas, que vão trabalhar a gestão escolar para resultado de aprendizagem.

Na nova metodologia do Jovem de Futuro, cada escola tem uma meta estabelecida de acordo com os resultados obtidos pelo Sistema Paraense de Avaliação Escolar (Sispae) e com os dados que a escola informa para o Censo Escolar. As informações são condensadas e a partir da situação, e as escolas passam por formação e preparação, assim como a composição do grupo gestor para começar a trabalhar a gestão escolar por resultados, ou seja, o resultado é a solução dos problemas que a escola vem passando, com o objetivo de melhorar a aprendizagem do aluno.

“O gestores estão na segunda fase de formação, avaliando as ações que estão sendo desenvolvidas nas escolas, pensando em ações efetivas para melhorar a proficiência, não só em português e matemática, mas em todas as disciplinas, e assim melhorar os nossos índices educacionais”, disse a coordenadora estadual do Projeto Jovem de Futuro, Michely Alves.