Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

‘Hortas Sociais Pedagógicas’ garantem alimentação e renda em 20 municípios do Pará

Com plantio, colheita e comercialização dos produtos, a iniciativa garante um cenário promissor a famílias em situação de vulnerabilidade

Por Governo do Pará (SECOM)
16/10/2024 10h00

Para impulsionar a inclusão e a promoção social de famílias em situação de vulnerabilidade social que residem no interior do Pará, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), desenvolve o Projeto “Hortas Sociais Pedagógicas”. Coordenada por meio de um convênio com a Fundação Banco do Brasil, a iniciativa garante plantio, colheita e comercialização de produtos como ferramenta de formação e geração de renda.

O projeto inclui atividades coletivas de produção sustentável de alimentos, em especial tubérculos, verduras, legumes e frutos, e cumpre o papel social de fortalecer os programas relacionados à segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a garantia de uma alimentação saudável, em quantidade e qualidade.

“Nós fomos selecionados para a implantação do projeto em 30 municípios paraenses, e a partir de então organizamos todo o processo: as etapas de apresentação, a identificação e seleção do local, a mobilização e inscrição de famílias, capacitação, formação do comitê gestor e implantação. Aqueles que aderiram, receberam um projeto completo, com todo o suporte para que, a partir desse plantio, dessa produção, eles pudessem gerar renda e também consumir da sua própria colheita, de forma saudável e sustentável”, explica o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.

Expansão - No início do mês de outubro, a Secretaria cumpriu todas as atividades do convênio, garantindo a implantação de 30 hortas em 20 municípios, das quais 27 unidades estão em zonas rurais, beneficiando 290 famílias.

Emília Nunes, adepta do programa desde a implantação em seu município, destaca a importância do trabalho desenvolvido para o incremento da renda familiar e fortalecimento da comunidade do entorno. “O 'Hortas' me ajuda demais a manter a casa e ajudar a minha família. Não só a mim, mas também a todos os companheiros que fazem parte do projeto. Eu adoro plantar, sempre trabalhei com plantação. Fazer isso, e ainda gerar renda, é muito gratificante”, conta a produtora.

Além das capacitações, as equipes da Secretaria desenvolvem oficinas de precificação, gerenciamento de negócios e marketing digital para os beneficiados pela iniciativa.

“Aqui, a gente só tem a agradecer esse apoio do Estado. Muita gente não acreditava que daria certo, mas recebemos o suporte, a capacitação, participamos de reuniões, e hoje nós temos as nossas casas de germinação. Nós vimos que é algo valioso, que vem trazer progresso para a nossa comunidade, além do incentivo para que os agricultores da nossa área estejam organizados, unidos, contribuindo não só na nossa alimentação, mas também na geração de renda”, garante Inês Pantoja, coordenadora do projeto no município de Oeiras do Pará.

Alimentação saudável - Com o objetivo de propor reflexão a respeito do cenário atual da alimentação no planeta, o Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro, relembra a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O Governo do Pará, via Seaster, formula, coordena e executa ações que garantem o acesso à alimentação saudável a inúmeras famílias em todo o território paraense.