CODEC Lança 3ª Edição de Campanha de Reciclagem para Fortalecer Economia Circular no Ambiente de Trabalho
Ação incentiva a coleta seletiva e destina materiais para cooperativa de recicladores, promovendo renda e sustentabilidade
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) iniciou, nesta terça-feira, 15, a terceira edição da campanha de arrecadação de materiais recicláveis no ambiente de trabalho. A ação promove a conscientização ambiental entre os colaboradores, incentivando a coleta de itens como óleo de cozinha, vidro, papel, plástico, metal e eletrônicos. A coleta começou nesta terça-feira, 15 e segue até o dia 18 de outubro.
Todos os materiais arrecadados serão destinados à cooperativa de reciclagem Filhos do Sol, em Belém. A cooperativa é formada por recicladores cuja reciclagem é sua principal fonte de renda, reforçando o compromisso da CODEC com a sustentabilidade e a inclusão social.
Para o presidente da Codec, ações como essa, contribuem para conscientização de um ambiente público com mais consciência ambiental. "A campanha está alinhada aos princípios da economia circular, que preconizam o uso eficiente dos recursos naturais e a redução do impacto ambiental. Ao destinar resíduos para reciclagem, a CODEC contribui não apenas para a geração de renda dos catadores, mas também para a diminuição da pressão sobre os ecossistemas locais", explicou.
"É muito gratificante trabalhar em um lugar que se preocupa tanto com o meio ambiente quanto com a comunidade", destacou Benônica Valente, funcionária terceirizada da CODEC. Ela ressaltou a importância da ação para promover a cultura da reciclagem: "Ao incentivar a coleta seletiva, estamos avançando em direção a uma economia circular, que reduz o desperdício e gera renda para as famílias dos catadores".
Josiel Lima, diretor financeiro da cooperativa Filhos do Sol, enfatizou o valor da parceria com a CODEC: "Essa colaboração fortalece nosso trabalho e demonstra o comprometimento da Companhia com o meio ambiente e a comunidade. Além de contribuir para a geração de renda, essa ação evita a exploração de novos recursos naturais."
A cooperativa realiza a triagem dos materiais antes de enviá-los para reciclagem, minimizando a quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários e mitigando os impactos ambientais.
Para quem deseja solicitar coleta seletiva em residências ou instituições, a "Filhos do Sol" oferece esse serviço. O contato pode ser feito pelo número (91) 8510-3840 ou pelas redes sociais da cooperativa.
Decomposição de materiais
O tempo de deterioração de cada item depende de vários fatores, incluindo a composição do material e as condições climáticas, como umidade e temperatura. Veja alguns exemplos:
Papel: 3 a 6 meses
Embalagens de papel: 1 a 4 meses
Vidro: 4 mil a 1 milhão de anos
Plásticos:
Sacos plásticos: 20 anos
Copos plásticos: 50 anos
Canudinhos plásticos: mais de 200 anos
Garrafas plásticas (PET) e fraldas descartáveis: mais de 450 anos
Linha de pescar: mais de 600 anos
Baterias e pilhas: 100 a 500 anos
Isopor: 8 anos
Texto: Thaline Trindade com supervisão de Tarcya Amorim