Produção de mudas beneficiará comunidades em Belterra
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará - Emater, em Belterra, no Oeste paraense, está desenvolvendo com apoio do escritório regional de Santarém, e do escritório local de Mojuí dos Campos, uma programação que resultará inicialmente na produção de cerca de 70 mil mudas de diversas espécies que irão beneficiar inicialmente 8 comunidades de 3 áreas do município.
O trabalho foi iniciado em 22 de outubro e desde lá foram ministradas palestras técnicas com orientações sobre preparo de substratos e envasamentos das sementes para cerca de 30 famílias de agricultores familiares. As localidades a ser beneficiadas são: Área da BR-163 e Área de Proteção Ambiental - APA Aramanaí: comunidades de Boa Esperança, Aramanaí, Revolta e São Domingos; e Área da Floresta Nacional do Tapajós: comunidades de Maguary e Piquiatuba; além de comunidades indígenas de Bragança e Marituba.
A ação distribuirá 50 kg de sementes de açaí BRSPará (da Embrapa), para gerar mais de 50 mil mudas do fruto. Também serão distribuídas 1.500 sementes de Cumaru (do Ideflor); 2 mil mudas de banana Pacovan para produção e multiplicação de 6 mil mudas (a serem plantadas em fevereiro do próximo ano); 300 mudas de pimenta- do-reino (Iaçará, Panniyur e Karimunda) para serem plantadas com tutor vivo de taperebá; e 2 mil mudas de citrus enxertados (de tangerina e limão).
Segundo o chefe do escritório local de Belterra, técnico em agropecuária, Neuton Pantoja, “o objetivo é promover a diversificação de culturas na implantação de Sistemas Agroflorestais - SAF’s”. Ele ressalta que os SAF’s "também enriquecem os solos, compondo o reflorestamento de áreas alteradas, e incrementam a renda, com a produção de polpa de frutas”.
Pantoja disse que “tudo só é executado graças as parcerias desenvolvidas com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Belterra, Casa Familiar Rural de Belterra, Sedap, Ideflor, além de produtores de Mojuí dos Campos que doaram algumas sementes de açaí e maracujá”, ressaltou.