Ophir Loyola lança 'Sextou Servidor' e promove bem-estar e capacitação
Projeto tem foco na melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento profissional das equipes de Saúde da unidade hospitalar em Belém
O Hospital Ophir Loyola (HOL) lançou, na sexta-feira (4), o projeto “Sextou Servidor”, com a participação do ícone do brega paraense Nelsinho Rodrigues e da cantora Kátia do Pará. O projeto desenvolvido pela Divisão de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (DSAT), com apoio dos setores de Humanização, Ouvidoria e Psicologia Organizacional, tem o objetivo de promover ações que propiciem um ambiente de descontração e bem-estar para os servidores, com foco na melhoria da qualidade de vida, autoestima, saúde mental, produtividade e da convivência social.
A edição de abertura trouxe como temática principal “O Pará que encanta”, um evento musical com o intuito de valorizar a cultura do Pará e a integração dos servidores por meio da arte e da música. “Já desenvolvo este trabalho social com os pacientes há algum tempo no Ophir Loyola e sempre busco prestar serviços às comunidades e aos outros hospitais. Sabemos que a música é muito benéfica para o ser humano, acalma, cria vínculos e ameniza o estresse”, disse o cantor Nelsinho Rodrigues que apresentou sucessos dele, como “Me Libera”, “Gererê”, “Nossa Canção” e “Volte Logo”.
“É uma grande emoção trazer um momento de animação e leveza para esses profissionais que se dedicam a cuidar dos pacientes. Fazer parte desse momento de confraternização e celebrar os grandes feitos realizados neste hospital. Então, é uma grande satisfação saber que todos aqui são uma grande família, que atua para que os pacientes sejam assistidos e recupere a saúde”, afirmou a cantora da música popular paraense.
Cantor e compositor Nelsinho Rodrigues e a cantora Kátia do Pará participaram do 'Sextou Servidor' no Ophir LoyolaO projeto vai promover novas apresentações culturais, sessões de cinema e workshops para aperfeiçoar ainda mais o cuidado com os pacientes. O diretor-geral, Jaques Neves, destacou “a importância de ações de valorização das relações interpessoais e de do servidor da unidade hospitalar para promover a satisfação no trabalho e, consequentemente, um ambiente mais acolhedor e humanizado com mais qualidade no atendimento”.
“As atividades de quebra da rotina hospitalar são fundamentais para transformar o ambiente hospitalar. Certamente, nos deixam mais motivados para exercer nossas atividades diárias, cumprir com nossas metas e tem como resultado a melhoria dos serviços. É, realmente, investir no bem-estar emocional do quadro do funcionalismo público. Fiquei bem contente com a programação”, disse a agente administrativa, Elisangela Castro.
A programação também agradou o auxiliar operacional, Williams Matheus, que atua no apoio logístico do hospital. “Para nós, servidores, é muito gratificante ver que estamos sendo valorizados pela instituição e espero que esse evento aconteça mais e mais vezes, pois promove uma atmosfera mais saudável”, afirmou
Segundo o coordenador da DSAT, Alex Campos, a sexta-feira marca o fim, para algumas pessoas, da jornada de trabalho. “Após dias cheios de desafios e dedicação, chegamos a uma sensação natural de alívio e conquista, portanto o momento é propício para atividades de promoção do aprendizado e de descontração, porque estamos prontos para desacelerar e fazer essa transição para o fim de semana.”
“Sabemos que trabalhar no ambiente hospitalar não é apenas um desafio diário; é um entrega de corpo e alma, onde nossas energias são doadas em prol do outro. O ritmo acelerado muitas vezes nos faz esquecer que, para cuidar bem, precisamos também cuidar de nós mesmos. O projeto “ Sextou Servidor” surge justamente para nos lembrar de algo fundamental: nós também merecemos momentos de pausa, descontração e renovação. E para fortalecer os laços que nos unem como amigos, colegas de trabalho e parceiros nessa jornada tão significativa: cuidar de vidas”, concluiu Alex.