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EDUCAÇÃO PÚBLICA

Seduc orienta gestão escolar sobre avaliação de fluência para alunos do Fundamental

O preenchimento do campo de autodeclaração racial do estudante é fundamental para garantir uma análise mais justa e inclusiva dos resultados

Por Amanda Oliveira (SEDUC)
02/10/2024 18h10

A enturmação da Avaliação da Fluência em Leitura, do Programa Alfabetiza Pará, foi iniciada na última segunda-feira (30) e prossegue até o dia 11 de outubro, na plataforma Parc (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração), com o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental em leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa.

Um aspecto importante deste processo é o preenchimento do campo de autodeclaração racial dos estudantes na plataforma do Parc. Segundo Carla Reis, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, responsável pela coordenação do "Alfabetiza Pará", a coleta de informações de autodeclaração racial permite identificar desigualdades raciais no acesso à educação, nos níveis de alfabetização e nos recursos disponíveis.

"A identificação de cor/raça dos estudantes é essencial para a formulação de políticas educacionais eficazes de acesso e permanência de estudantes nas escolas, minimizando as taxas de evasão. Ao entender as dinâmicas raciais na educação podemos identificar onde os recursos mais necessários, bem como o cumprimento da Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08, que preveem a inclusão de conteúdos sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares. Nos anos de alfabetização, ter os dados de declaração racial dos estudantes é fundamental para garantir uma análise mais justa e inclusiva dos resultados, objetivando a promoção da equidade racial e a redução das disparidades no processo de alfabetização, promovendo uma educação mais inclusiva e democrática”, explicou Carla Reis.

Orientação - Para auxiliar no preenchimento da autodeclaração racial, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibiliza um passo a passo em link, acesse aqui.

De forma complementar, foi incluído um campo de Declaração Racial no painel de monitoramento do Programa Alfabetiza Pará já utilizado pelas redes, podendo ser acessado por link, acesso aqui

Com o levantamento da porcentagem de estudantes declarados e não declarados por Regional, Município e Escola. Esse levantamento possibilita uma atuação direcionada às escolas com maior porcentagem de estudantes "não declarados", vide o curto espaço de tempo disponível para fazer a edição na Plataforma Parc.

Com o objetivo de promover a alfabetização dos estudantes na idade certa, a Parc fomenta parcerias entre redes de ensino, a Associação Bem Comum e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A iniciativa realiza Avaliações da Fluência em Leitura em diversos estados brasileiros, buscando aprimorar a qualidade do ensino.