Hospital Regional dos Caetés promove roda de conversa sobre saúde mental
Usuários e acompanhantes dialogaram sobre prevenção ao suicídio e manutenção da saúde emocional, com orientação de profissionais da unidade hospitalar
Mensagens de valorização da vida foram espalhadas pelo ambiente hospitalarO Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, município do nordeste do Pará, finalizou a programação alusiva ao Setembro Amarelo, que alerta para prevenção do suicídio e a importância da saúde emocional, nesta segunda-feira (30). A ação educativa contou com roda de conversa voltada à saúde mental, envolvendo usuários, acompanhantes e profissionais.
A iniciativa, promovida pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), teve a participação das psicólogas Amanda Barros e Fernanda Lima, no térreo do Complexo dos Caetés. Durante todo o mês, caixas com frases motivacionais foram estrategicamente colocadas nas Recepções e corredores do Hospital, reforçando o cuidado contínuo com a saúde mental e incentivando a reflexão entre as pessoas que transitaram em setembro pela unidade.
Psicóloga Amanda Barros: ajuda especializadaAlerta aos sinais - A psicóloga Amanda Barros destacou a importância da conscientização sobre o tema. "Nosso objetivo é passar informações e conscientizar os usuários sobre a prevenção ao suicídio, alertando sobre os sinais emitidos por pessoas em risco e incentivando a busca por ajuda especializada. É essencial conhecer os meios de suporte disponíveis e os locais de atendimento. Abordar esse tema é fundamental para quebrar o tabu em torno do suicídio, pois precisamos falar sobre o assunto e disseminar informações, para que juntos possamos prevenir", disse Amanda Barros.
A presidente do GTH, Vanessa Blante, ressaltou a necessidade de priorizar a saúde mental em todos os ambientes do Complexo Hospitalar dos Caetés. "É fundamental promover a conscientização entre usuários, acompanhantes e colaboradores sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde emocional e de estarmos atentos àqueles ao nosso redor. A prevenção do suicídio é um ato de amor e cuidado. Nosso compromisso é estabelecer um ambiente seguro, onde o bem-estar emocional seja uma prioridade, buscando uma assistência mais acolhedora e humanizada", acrescentou.A programação foi realizada na área externa do Complexo Hospitalar
O usuário Carlos Maria Siqueira, 71 anos, residente no município de Tracuateua, a cerca de 35 quilômetros de Capanema, após participar do diálogo sobre a temática, disse que “é muito importante saber mais sobre saúde mental, e poder sair um pouco do quarto e conversar um pouco. O suporte emocional é de suma importância, e hoje parabenizo todos os psicólogos pelo trabalho maravilhoso realizado aqui”.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital, a Policlínica e o Natea (Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista), integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC