Em evento no Hangar, painel acadêmico aborda pesquisas sobre potencial da produção do cacau em bases sustentáveis
Ao final do evento, teve a premiação do trabalho melhor avaliado
A manhã deste sábado, 28, 3° dia do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau – Chocolat Amazônia e Flor Pará 2024, foi marcada por troca de conhecimento e experiências no Painel Acadêmico, espaço técnico-científico de palestras e debates com pesquisadores sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva da cacauicultura. Ao final do evento, teve a premiação do trabalho melhor avaliado.
O Painel Acadêmico foi dividido em três pitchs acadêmicos, com quatro trabalhos apresentados em cada, todos fruto de pesquisas finalizadas ou em andamento, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA). Discentes de mestrado e doutorado foram os apresentadores (Pitcher) das pesquisas científicas desenvolvidas sob orientação de professores pesquisadores.
Os participantes puderam aprender, entre outros temas, sobre o potencial do cacau como produto de biotecnologia, implementado em sistemas de produção sustentáveis; compreender as alternativas de manejo que garantem maior competitividade e os desafios enfrentados pelas mulheres cacauicultoras.
A produtora de cacau Iracema Silva Pires, do Chocolate Pires, agricultora familiar do município de Novo Repartimento, localizado na Região de Integração Lago de Tucuruí, participou como ouvinte do Painel Acadêmico e revela a satisfação em saber que está aplicando a técnica mais indicada, conforme as pesquisas.
“Fico feliz, porque eu tô vendo ali o que eu faço lá na minha propriedade. Eu e o meu esposo sempre batemos nessa tecla de fazer bem feito, bem fermentado, para a gente ter um produto de qualidade e as pesquisas indicam o manejo correto. Fico muito feliz de ver a explicação dos professores e de ver que a gente está no caminho certo”, revela.
A pesquisadora Ana Julia Lima, doutoranda do Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos na UFPA que trabalha com o sistema produtivo de cacau de várzea e a sua influência na bioeconomia do Pará, fala sobre sua participação como palestrante do Painel.
"Esse espaço de discussão é extremamente importante para a gente que vive da pesquisa, que trabalha diariamente dentro dos laboratórios e que às vezes a nossa pesquisa não tem acesso ao público geral. Podemos falar disso num ano tão importante, num estado tão importante como o Pará, o maior produtor de cacau do Brasil, onde o cacau de várzea só existe aqui, é nativo da nossa região, é algo nosso que a gente precisa mesmo tomar conhecimento", destaca.
Premiação - Ao final do Painel, um trabalho foi premiado: “Influência do genótipo e do processamento pós-colheita nos compostos bioativos de amêndoas de cacau do Pará”, da pesquisadora Giulia Victoria Silva Lima (UFPA), de Herve Louis Ghislain Rogez (UFPA) e de Jesus Nazareno Silva de Souza (UFPA). Os vencedores ganharam um tablet da organização do evento.
O coordenador do Comitê Científico, Dr. Marcos Antônio dos Santos (UFRA), que avaliou os trabalhos, informou que dada a qualidade do que foi apresentado, o objetivo é transformar os Anais em e-book para disponibilizar os achados para a comunidade científica.
"Parabéns aos apresentadores! Uma maravilha esse trabalho! É impressionante o conhecimento que vocês estão gerando. Eu fiquei pensando que não pode ficar só nos paineis, isso precisa ser publicado. Vai ser um estímulo interessante e seguramente vai ter continuidade. Então, que esse evento seja um portal para divulgar o trabalho tão bonito que vocês estão fazendo!", declara.
O comitê científico foi formado pelos professores Dr. Marcos Antônio dos Santos (UFRA), como coordenador; Dr. Jesus Nazareno Souza (UFPA); Dra. Sandra Andréa Silva (UFPA) e Dra. Antônia Benedita Bronze (UFRA). A programação garante certificado a todos os participantes.
O Painel Acadêmico é parte da programação do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau – Chocolat Amazônia e Flor Pará 2024, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e com financiamento do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau).
Serviço - O Festival ocorre no Hangar, com entrada gratuita, até domingo, e a feira de chocolate e flores é aberta ao público das 14h até 22h. A programação detalhada do Festival Internacional do Chocolate e Cacau e Flor Pará 2024 pode ser conferida no site da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).