Ouro para produtores paraenses confirma que amêndoas de cacau do Pará estão entre as melhores do mundo
Leomar Vieira, de Medicilândia, e Gilmar Batista, de Uruará foram premiados na Holanda. O representante da Bahia também ficou entre os ganhadores, consagrando uma tripla vitória do cacau do Brasil
Os produtores da Região de Integração do Xingu, Leomar Vieira, de Medicilândia, e Gilmar Batista, de Uruará, conquistaram o ouro no concurso de melhor cacau do mundo. A premiação foi realizada nesta sexta-feira (20) , em Amsterdã, na Holanda. O representante da Bahia, Agrícola Cantagalo, também foi agraciado entre os melhores, consolidando uma tripla vitória ao Brasil.
O "Cacau de Excelência" reúne as 50 melhores amêndoas do planeta e faz uma seletiva de quais são as "melhores entre as melhores". O certame ocorre a cada dois anos. A premiação é dividida por continente. Os produtores Leomar e Gilmar, mais o representante da Bahia, concorreram na categoria que premiou as melhores amêndoas cultivadas na América do Sul, se juntando aos vencedores dos demais continentes.
"Com essa conquista, os nossos produtores ficaram entre os melhores do mundo. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e já tínhamos plena convicção que as amêndoas produzidas por eles sairíam daqui com medalha de ouro", disse o coordenador do Procacau da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Ivaldo Santana, que integra a comitiva que acompanha os produtores na Holanda.
Ele explicou que a cada ano, mil novos produtores se incorporam à cadeia do cacau no Pará. "O apoio do Governo do Estado e do Funcacau ajuda a levar os produtores a eventos nacionais e internacionais. Foram duas medalhas de ouro. Logo após o anúncio do prêmio, [os vencedores] já foram procurados por compradores", observou.
Conquista - Durante entrega da premiação, Gilmar Batista destacou o feito e disse que a vitória, na verdade, foi dos pequenos produtores brasileiros que não teriam êxito sem o apoio das familias. "É muito importante representar o nosso Estado e mostrar a nossa qualidade na produção de cacau fino, de amêndoa de qualidade. O Pará é muito forte nisso. É importante ressaltar o apoio do Governo do Estado. Sem esse apoio não conseguiríamos vir. É importante continuar nos apoiando e no futuro virão novas conquistas a esse Estado".
O colega de ofício e também vencedor, Leomar, ressaltou o apoio da esposa Míriam - que também já ganhou em edições anteriores a premiações de melhor amêndoa - e falou da importância do apoio do Funcacau e do Governo do Estado, por meio da Sedap.
"Agradeço a Deus e à minha esposa. Esse prêmio é de grande importância ao nosso município, ao nosso Pará e ao Brasil. Me orgulho de ser um produtor e ganhar um prêmio nesse nível. O apoio do Governo do Estado e do Funcacau foi fundamental, nos ajudando a chegar a um evento desses. Ter essa parceria é muito importante. Agrega valor à nossa região", disse.
Além da premiação, a comitiva mista, composta por representantes do Governo estadual, dos agricultores e da Cooperativa Central de Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu, participou de programação com rodada de negócios, feira do chocolate e visita a fábricas de chocolate de Amsterdã.
