Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SÉRIE ESPECIAL: CRIAS DO CURRO VELHO (PARTE 2)

Samba-enredo das Crias do Curro Velho percorre a história e os espaços da FCP

Composição de Paulinho Moura celebra 40 anos da instituição com participação de intérpretes adultos e coro infantil em formação artística

Por Helena Saria (FCP)
20/02/2026 12h39

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho realiza seu desfile oficial neste sábado, 21. A programação tem início às 9h, com concentração na Praça Brasil, de onde o cortejo parte em direção à sede do Curro, localizada no bairro do Telégrafo. O tema central do samba-enredo são as quatro décadas de trajetória da Fundação Cultural do Pará (FCP).

O samba-enredo, com música e melodia de Paulinho Moura - técnico da FCP e compositor das Crias desde o falecimento do sambista Davi Miguel, em 2000 - foi estruturado a partir do enredo assinado por Jorge Cunha. A letra faz referências diretas aos equipamentos da FCP, como a Biblioteca Pública Arthur Vianna, o Cine Líbero Luxardo e as Casas das Artes e da Linguagem. A obra também cita artistas que nomeiam os espaços da fundação, entre eles Theodoro Braga, Waldemar Henrique e Margarida Schivasappa.

Moura destaca que o processo criativo utilizou as imagens propostas pelo enredo para exaltar os projetos da instituição. "Para mim é uma honra ser o menestrel da escola, ficar no lugar onde ficou Davi Miguel. O processo de criação buscou exaltar as casas da Fundação, seus projetos e espaços que homenageiam grandes mestres da cultura popular", afirmou o compositor, que completa 35 anos de atuação no Estado.

A execução musical na avenida conta com os intérpretes Luizinho Moura, Marquinho Melodia e Mariza Black, acompanhados pelos músicos Tammyr Cravo (violão) e Dmilson Oliveira (cavaquinho). O grupo de cantores integra ainda as vozes mirins de Yasmim Aracati, Emily Ferreira e Yan Tavares. Para Marquinho Melodia, o samba tem a função de registrar a diversidade de ações desenvolvidas. "As crias cantam e mostram a importância da Fundação Cultural do Pará nas diversas atividades e projetos desenvolvidos por toda a nossa Belém", pontuou.

A preparação vocal e a coordenação das crianças ficaram a cargo da professora de canto e técnica da FCP Iva Rothe. O trabalho de meses envolveu visitas aos locais citados na letra para que os jovens artistas conhecessem a história dos homenageados. "É um projeto de amplo impacto em Belém. Os cantores têm que estar ligados nas vozes dos outros, na bateria, nos cortes e nas alterações de condução. Eles tiveram formação para entender tudo o que estavam cantando", explicou Rothe.

O coordenador de iniciação artística do Curro Velho, Jorge Cunha, explica que a narrativa musical foi pensada para traduzir o aprendizado dos alunos. "Buscamos criar imagens que as crianças pudessem visualizar e sentir, como o embarque nesse 'porto dos sonhos'. O samba do Paulinho Moura materializou com maestria essa proposta, transformando as diretrizes em uma linguagem popular que fortalece o sentimento de pertencimento dos nossos jovens em relação ao nosso Curro Velho", afirmou.

A diretora do Curro Velho, Celeste Iglesias, enfatiza que o samba reflete a consolidação das políticas de formação da unidade. "Este samba é um registro histórico cantado. Celebrar os 40 anos da FCP na avenida, com as vozes das nossas crianças integradas aos mestres, demonstra a longevidade das ações que desenvolvemos. É a prova de que o investimento na formação artística gera resultados concretos, garantindo que o legado da cultura amazônica continue sendo transmitido e renovado pelas futuras gerações", pontuou a diretora.

Após a chegada do cortejo na rua Nelson Ribeiro, a programação segue com um baile de Carnaval na sede do Curro Velho, com apresentação do cantor Jeff Moraes. Esta é a segunda de uma série de três matérias sobre o Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho. A primeira edição detalhou o funcionamento da Bateria Danada e a última abordará a estrutura dos carros alegóricos.

A Fundação Cultural do Pará (FCP) é o principal órgão do Estado responsável pela execução das políticas públicas de cultura no Pará, atuando no fomento, na formação e na preservação da identidade cultural amazônica por meio de seus diversos equipamentos. Acompanhe as ações da FCP pelo site e rede social oficiais.