Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO

Centro de Ciências e Planetário do Pará participa da 18ª Primavera dos Museus

Serão quatro dias de programação, da quarta-feira (25) até o sábado (28), na rodovia Augusto Montenegro, km 3, ao lado do Mangueirinho

Por Ascom (Ascom)
20/09/2024 09h23

Entre os dias 25 e 28 de setembro, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), vai integrar a 18ª Primavera dos Museus, iniciativa anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O objetivo é  promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. De quarta-feira, 25, até sexta-feira, 27, o evento será realizado nos turnos da manhã (9h às 11h) e tarde (15h às 17h), e no sábado, 28, das 9h às 11h30.

O tema central desta edição será “Museus, acessibilidade e inclusão”, e quer ampliar o debate sobre a democratização dos espaços museológicos e estimular a reflexão sobre a acessibilidade de museus a diferentes públicos, tanto em termos físicos, quanto sociais e culturais.

O Centro de Ciências e Planetário do Pará vai participar do evento com rodas de conversa, sessões inclusivas na cúpula Kwarahy, contação de histórias, visitações livres pedagógicas, Show da Química Inclusiva e atividades interativas. A programação completa está disponível aqui. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público, sem a necessidade de inscrição prévia.

O diretor do CCPPA, professor José Roberto Silva, frisou que “é uma grande satisfação a instituição fazer parte da 18ª Primavera dos Museus”. Ele ressaltou que o evento vai iniciar na próxima quarta-feira, 25, às 9h, com mesa de abertura que contará com a presença de gestores da Uepa, seguida por roda de conversa que irá contemplar os desafios da acessibilidade e inclusão. Às 10h30, será exibida a sessão de cúpula “O Céu de Belém em Libras”.

Ainda no dia 25, às 15h, ocorrerá visitação livre e gratuita ao centro de ciências e exibição da sessão infantil “Uma aventura no Planetário”; às 15h30, haverá contação de história para o público infantil e, às 17h, a sessão adulta “O Céu de Belém em Libras”. Na quinta-feira, 26, a programação será composta por visitação pedagógica, às 9h e às 15h; Show da Química Inclusiva, às 9h45 e às 15h45; e atividades interativas (de Física, Matemática e Biologia), às 10h30 e 16h30.

No dia 27, às 15h, ocorrerá sessão acessível para deficientes visuais, com a cúpula tátil “Constelações ao Toque das Mãos”, que oportuniza o reconhecimento de cinco constelações do céu de Belém e explora conceitos astronômicos e mitológicos. Esta é a segunda sessão inclusiva elaborada exclusivamente pela equipe de técnicos e professores do CCPPA. No último dia do evento, sábado, 28, vai ocorrer visitação livre e gratuita, com sessão infantil e adulta, Show da Química Inclusiva e contação de história.

Inclusão

O CCPPA lançou, em 2023, a sua primeira sessão de cúpula em Libras, denominada “O Céu de Belém em Libras”, elaborada pelos professores Ivanete Moreira, Antonio Sérgio Carvalho, Reginaldo Junior, Cristiele de Freitas, e pela ex-monitora do CCPPA e intérprete, Isabelle Ramos. Em 2024, durante a Primavera dos Museus, a sessão será exibida com adaptação acessível também para o público ouvinte. Além da sessão de cúpula, as demais ações apresentadas durante o evento serão inclusivas e acessíveis.

“Todas as nossas atividades vão contar com intérprete de Libras e com adaptações realizadas pelos estagiários nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática. Teremos sessões de cúpula acessíveis para todos os públicos”, destacou o diretor Roberto Silva. 

Conforme a professora da Uepa e coordenadora de acessibilidade do CCPPA, Ivanete Moreira, o tema da Primavera dos Museus deste ano ressalta a relevância que a acessibilidade e a inclusão têm dentro dos espaços museais. “Atualmente, a sociedade debate e se compromete com a acessibilidade e a inclusão, em todas as formas, como: na comunicação, na locomoção, no reconhecimento e na construção de conhecimentos. O CCPPA, como espaço museal, também se compromete com essa causa”, concluiu. 

No próximo dia 30 de setembro, o Centro de Ciências e Planetário do Pará completará 25 anos de existência. A instituição tem como missão difundir, promover e aplicar o conhecimento em ciências, por meio da interação com os visitantes do espaço, promovendo o desenvolvimento científico sociocultural da população paraense.

Serviço:

CCPPA participa da 18ª Primavera dos Museus
Entrada gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia
De 25 a 28/09 - 25, 26 e 27/09, nos turnos da manhã (9h às 11h) e tarde (15h às 17h); sábado, 28, das 9h às 11h30;
Local: CCPPA - Rodovia Augusto Montenegro, s/n, km 3, ao lado do Mangueirinho.

Texto de Monique Hadad