Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMITÊ GESTOR

ABC+Pará, plano de ação para desenvolvimento sustentável, chega à fase de conclusão

O Plano é uma política inovadora do governo brasileiro para uma agropecuária mais sustentável, que controle a emissão de gases de efeito estufa e garanta alimentos sem agredir a natureza

Por Lorena Esteves (SEDAP)
12/09/2024 14h10

As reuniões para consolidação do Plano ABC+Pará entram na fase de conclusão. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) sediou, na manhã desta quinta-feira (12), o encontro do Comitê Gestor Estadual (CGE), formado por técnicos de órgãos e instituições públicas federais e estaduais, para fechar a composição das Câmaras Técnicas que discutirão as ações propostas ao Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao desenvolvimento sustentável.

O Plano ABC+ é uma política inovadora do governo brasileiro para uma agropecuária mais sustentável, capaz de controlar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e garantir oferta de alimentos, conservando os recursos naturais. São cinco Câmaras: Sistemas Integrados; Pecuária Sustentável; Grãos, Hortaliças e Bioinsumos; Irrigação e Transversal. Cada uma é presidida e composta por instituições que compõem o Comitê Estadual. Encontro do Comitê Gestor Estadual, formado por técnicos de órgãos e instituições públicas federais e estaduais

Segundo Diego Mendonça, consultor da empresa Agroícone, parceira da Sedap na formulação, apoio e coordenação do Plano Estadual, a previsão é que este ano o documento seja finalizado e, posteriormente, publicado. “O objetivo da reunião de hoje foi fechar algumas deliberações, como confirmação de membros e de presidências das Câmaras Técnicas; fechar também as alterações no Plano realizadas por membros do CGE e começar o processo futuro de possível publicação do Plano em decreto. A gente gostaria de publicar ainda esse ano, se tudo der certo, até outubro”, informou Diego Mendonça.

Combate às queimadas - O diretor de Desenvolvimento Agropecuário da Sedap, Divandro Oliveira, destacou que o Plano ABC+, ao propor ações sustentáveis, também faz frente às queimadas que acometem o Brasil de Norte a Sul. “Esse é um enfrentamento diário, que passa pela questão do desenvolvimento sustentável e de evitar as queimadas. O Plano ABC+ pensa em todos esses aspectos, não só a produção em si, mas a questão da preservação e recuperação das áreas”, ressaltou o consultor.

O Plano ABC+ é uma segunda fase (2020-2030) do Plano ABC, uma política do governo federal para enfrentar as mudanças climáticas no setor agropecuário, por meio de tecnologias, pesquisa e adoção de práticas sustentáveis. O Plano Nacional está disponível no site do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Instituições presentes - Algumas das instituições presentes na reunião que integram o Comitê Estadual, além da Sedap, são: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf); Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará); Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Centro de Pesquisa Florestal Internacional e Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (Cifor-Craf), e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

A próxima reunião do Comitê Gestor Estadual ocorrerá em outubro.