Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OTIMIZAÇÃO

Seplad apresenta metodologia de processos para 50 órgãos estaduais

O evento reuniu cerca de 50 representantes de órgãos estaduais, entre gestores, técnicos e especialistas na área

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
12/09/2024 14h06

Otimizando cada vez mais o serviço público com foco no fluxo de trabalho dentro da administração pública estadual, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) realizou um workshop que aborda a melhoria de processos organizacionais. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 12, no auditório da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (Egpa) e reuniu cerca de 50 representantes de órgãos estaduais, entre gestores, técnicos e especialistas na área.

A secretária adjunta de Modernização e Gestão Administrativa (Samad), Regina Barbosa Rocha, destacou que a busca por inovação no serviço público é um dos objetivos da Seplad. "A Seplad tem como missão promover o planejamento e a gestão administrativa, sempre pensando na melhoria do serviço público e no desenvolvimento sustentável do Estado do Pará. Dessa forma, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Gestão (DDG), foi desenvolvido este workshop de melhoria de processos organizacionais, cujo objetivo é divulgar essa metodologia, a qual é um instrumento de gestão inovador para todos os órgãos do estado, para podermos melhorar cada vez mais o atendimento à população e a qualidade do serviço público".

Um dos pontos abordados foi a necessidade de modernização dos processos organizacionais, advinda da transformação das demandas dos clientes, cada vez mais imersos no mundo digital. Nesse contexto, surge a cultura organizacional, que é de suma importância para a construção de uma gestão eficaz.

Silvia Abinader, técnica de gestão organizacional da Seplad, explicou os quatro pontos principais dentro da cultura organizacional. "Primeiro, temos a eficácia, um elemento recorrente em qualquer modelo de gestão, necessária para alinhar estratégia e execução; a melhoria contínua, a busca constante por aperfeiçoar os processos e elevar a qualidade dos produtos; a produtividade, que envolve o esforço para melhorar a performance organizacional, garantindo maior fluxo dos processos; e, por fim, a colaboração, que promove uma maior interação entre os colaboradores em prol de objetivos comuns", disse Sílvia.

Cassiano Ribeiro, servidor da Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB), acredita que a implementação de tecnologias modernas dará celeridade aos processos e ajudará equipes pequenas a cumprirem demandas com mais eficácia.

"É importante que, nesse processo de melhoria dos processos organizacionais, pensemos na questão da transformação digital. O fluxo de processos na Cohab é altíssimo, e, às vezes, é humanamente impossível dar a resposta no prazo determinado por conta disso. A tecnologia pode ajudar no desenvolvimento de ferramentas de leitura automática que auxiliarão nas demandas tanto da Cohab quanto de outros órgãos", disse Cassiano.

Também esteve presente durante o workshop Thiago Gonçalves, coordenador de melhorias de processos organizacionais da Universidade Federal do Pará (Ufpa). Ele explicou que, com a criação da coordenadoria em 2019, percebeu que o fluxo dos processos acelerou, mas afirmou que é um processo contínuo e gradativo.

"A coordenadoria de gestão de processos foi criada há cerca de cinco anos na Ufpa, e, desde então, é nossa função acompanhar a evolução da implantação deste trabalho, que é um processo gradativo e contínuo, no qual foi possível aplicar a gestão de cultura organizacional dentro da universidade. Este workshop permite saber como os outros órgãos encaram este processo e possibilita a troca de ideias e experiências, o que é muito positivo para o Estado", afirmou Thiago.

O workshop marca mais um avanço da Seplad em promover melhorias ao Estado do Pará, visando garantir um melhor atendimento à população paraense. O processo continuará, focando na aplicação das metodologias discutidas dentro dos órgãos estaduais, para alcançar uma gestão mais moderna e integrada.