Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Cursos do Capacita COP 30 fomentam mercado do turismo

Ao todo foram disponibilizados 11 cursos, divididos em duas etapas, entre agosto e setembro, com duração de 15 dias cada e turmas nos turnos da tarde e noite

Por Sâmia Maffra (SETUR)
03/09/2024 21h00

Desde o anúncio da COP 30 em Belém, Júlio Vinicius de 17 anos, vislumbrou uma oportunidade de renda e de atuação na área do turismo na capital paraense. Para isso, o jovem buscou formação por meio do programa "Capacita COP 30", criado pelo Governo do Pará. Júlio é um dos concluintes do curso de espanhol básico aplicado aos serviços turísticos. Ao todo, 11 cursos foram ofertados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em diversas áreas ligadas ao turismo e à hospitalidade.

"O curso foi muito gratificante, vai agregar na jornada da COP 30, no currículo e nas oportunidades que vão abrir depois de concluído, em várias áreas do turismo, como, por exemplo, hotelaria", conta Júlio, que pretende atuar como condutor turístico durante a Conferência do Clima.

A aluna Ana Carla Brasil tem formação como comissária de voo e também concluiu o curso de espanhol. "O resultado foi ótimo, a professora é excelente, o curso somou muito para mim. Quero me preparar cada vez mais para a COP e quando ela chegar, quero estar aperfeiçoada e contratada", sinalizou.

Os cursos oferecidos foram Agente Comunitário para o Turismo; Atendimento em Hotel; Camareira; Condutor de Atrativo Turístico; Cultura Marajoara, Tapajônica, Maracá e Arte Rupestre Paraense; Espanhol Básico aplicado aos serviços turísticos; Garçom e Garçonete; inglês Básico aplicado aos serviços turísticos; inglês Instrumental para o turismo; Operação de Roteiros Regionais e Recepcionistas em hotel. Os cursos foram divididos em duas etapas, entre os meses de agosto e setembro, com duração de 15 dias cada, com turmas nos turnos da tarde e noite.

Antônio Carlos Santiago participou do curso de garçom. "É meu primeiro contato com a profissão, já tive até oportunidade de colocar em prática. Foi muito proveitoso e vai somar bastante na minha vida. Agora pretendo seguir nesse ramo", afirmou.

Línguas estrangeiras - Os cursos mais procurados foram os de idiomas. O professor Gustavo Moura é graduado em letras em língua espanhola pela UFPA e já atua há 4 anos. "O diferencial do programa é a metodologia. Aqui todos aprendem fazendo, praticando, fazemos as aulas teóricas e em seguida a simulação, criamos a situação com um turista, treinamos a língua nessas multi formas. O Capacita COP vem desenvolver esse trabalho com a comunidade, profissionais e com um público diverso de faixa etária que vai de 17 a 60 anos, todos buscando conhecimento. Parabenizo ao nosso Governo e a Setur pela capacitação", comenta.

Atuando no mercado de idiomas há 22 anos, Giselle Ramalho é uma das professoras do curso de Inglês Instrumental para o Turismo. “Neste momento, os alunos abriram a mente ao idioma, ampliaram o conhecimento que alguns já têm no ensino médio e puderam colocar a oralidade em prática. O Curso teve várias interações práticas no âmbito restaurantes, hotelaria, cujo vocabulário é voltado ao turismo que é a base do Capacita COP30”, explicou a professora.

Hoje durante a conclusão dos cursos de idiomas os alunos participaram de uma apresentação musical, cantando músicas em espanhol e inglês.

Metodologia e mercado de trabalho- Para a coordenadora dos cursos, Silvia Abreu Cavaleiro de Macedo, o diferencial dos cursos é a abordagem prática e contextualizada além da alta empregabilidade. "As formações incluem aulas práticas que simulam situações reais que os participantes enfrentarão durante o evento, como atividades de atendimento ao turista, simulações de eventos e treinamentos em comunicação intercultural", afirmou Silvia.

"E comprovadamente tem alta empregabilidade, já temos alunos dos cursos de Camareira, Recepcionista, Atendimento em Hotel, Garçom e Garçonete já no mercado de trabalho. Temos duas grandes redes hoteleiras de Belém que solicitaram ao todo 33 profissionais para início imediato. Além dos hotéis, temos um restaurante, localizado na Estação das Docas, um dos principais pontos turísticos que solicitou 8 profissionais também para início imediato", complementou a coordenadora.

O curso de camareira foi um divisor de águas para Ingrid Cardoso. "Está sendo uma oportunidade única, já abriu portas para mim, fui indicada para um curso de turismo. A parte prática foi muito importante, porque já vamos preparadas para o mercado de trabalho e futuramente teremos um emprego na área", disse.

Luciane Viera também avalia positivamente o curso de camareira. "Eu comecei no curso por curiosidade, simplesmente achava que ser camareira era só dobrar lençol, mas é muito mais que isso, tem políticas, técnicas. E agora estou fazendo cursos técnicos na área de turismo".

Na prática - Ao longo do curso foram feitas diversas visitas a pontos turísticos, centros culturais, rede hoteleira e restaurantes que recebem grande fluxo de turistas de Belém, entre os locais visitados estiveram o Palacete Faciola, Complexo Feliz Lusitânia, Museu de Artes Sacras, Estação das Docas, Parque do Utinga, Theatro da Paz, Avenida Presidente Vargas, Mangal das Garças, Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, Museu Emilio Goeldi. "Essas visitas foram um momento essencial para que o aluno observe e vivencie o dia a dia da profissão escolhida, garantindo assim que todos estejam preparados para diversas situações que surgem durante o trabalho", ponderou Silvia.

Para a oferta dos cursos foi realizado um levantamento prévio, em parceria com iniciativas privadas dos setores de hotelaria, agências de turismo, restaurantes, sobre a qualidade no atendimento a turistas e visitantes para o evento que será em Belém, em 2025.

Segundo o secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira, a COP 30 é uma oportunidade única para o Pará se destacar internacionalmente e promover práticas sustentáveis que beneficiem nossa economia e sociedade. "Ao investir na formação de profissionais qualificados, a Setur não só prepara o setor de turismo para um evento de grande porte, mas também deixa um legado de capacitação e melhoria nos serviços turísticos, beneficiando a economia local a longo prazo".

CAPACITA COP 30 - O Programa Capacita COP 30 foi lançado pelo Governo do Pará, em março de 2024, uma iniciativa com auxílio de mais de 20 parceiros entre órgãos públicos, instituições de ensino e membros da iniciativa privada. Todos com o objetivo de qualificar a mão de obra paraense para a COP 30, que irá ocorrer em novembro de 2025, em Belém. A ação de qualificação também quer incentivar o desenvolvimento permanente do turismo regional. Desde 8 de março são ofertados 67 cursos nas áreas de Turismo, Produção Alimentícia, Infraestrutura e Segurança do Trabalho.  

Todos os concluintes recebem um selo especial em seus certificados, atestando que foram qualificados para atuar como mão de obra na conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Eles farão parte de um banco de talentos, que permite a absorção pela iniciativa privada ou por órgãos estaduais que necessitem de mão de obra qualificada.

Para mais informações e inscrições nos cursos de capacitação basta acessar a plataforma capacitacop30.pa.gov.br.