Simão Jatene recebe cônsul Masahiko Kobayashi do Japão
O cônsul principal do Consulado do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi, agradeceu ao governador Simão Jatene, em nome do príncipe japonês Akishino e sua esposa, a princesa Kiko, pelo apoio do governo do Estado durante a visita do casal imperial ao Pará, no início do mês de novembro deste ano. Durante o encontro na manhã desta terça-feira, 17, no Palácio do Governo, o agente diplomático também lembrou da parceria estadual nas comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio entre Brasil e Japão.
“O príncipe pediu para agradecer pelos dias felizes que eles tiveram aqui”, contou Kobayashi. Ele destacou, ainda, a contribuição com a XIX Feira Pan Amazônica do Livro, onde o Japão foi o país homenageado, na divulgação da cultura japonesa. “Foi uma oportunidade de mostrarmos a nossa história e a nossa cultura. Pudemos apresentar nossos costumes, como a cerimônia do chá”, disse o cônsul Masahiko Kobayashi, que também participou recentemente do Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém, ainda dentro programação da Feira Pan Amazônica do Livro.
Para o governador Simão Jatene, as comemorações do Tratado da Amizade entre o Brasil e Japão foi uma oportunidade de intensificar os laços entre os dois países. “Foi positivo para os dois lados. Temos muitas complementaridades e as nossas diferenças servem para nos unir ao invés de nos afastar”, avaliou.
As relações comerciais entre o Japão e o Pará também pontuaram a conversa. O cônsul Masahiko Kobayashi falou da qualidade do cacau que está sendo produzido em Tomé Açu, que abriga a terceira maior comunidade nipônica no Brasil. Ele acredita na ampliação da exportação do fruto para a produção de chocolate. “Eu vejo grande possibilidade de crescimento desse mercado porque lá está sendo produzido um chocolate de qualidade, um chocolate agroflorestal. Além disso, também temos o cupuaçu, que tem ganhado cada vez mais mercado”, avaliou.
A contribuição da empresa japonesa Jica para a melhoria do transporte metropolitano é a maior prova da boa relação entre o Japão e o Pará, na avaliação do governador Simão Jatene. A empresa é responsável pelo planejamento e financiamento do projeto Ação Metrópole, que integra a implantação do BRT, e atua no estado há quase 30 anos. “A Jica certamente paraense do que muitos. Digo isso pela forma que ela se determinou em ajudar na questão do trânsito e está dando uma importante contribuição para a área metropolitana”, destacou Jatene.