Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COLÔNIA

Projeto reconhece Tomé-Açu como modelo de cidade japonesa fora do Japão

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/11/2015 17h02

Tomé-Açu, no nordeste do Pará, poderá se tornar modelo de cidade japonesa fora do Japão. O projeto, que está sendo fomentado pela Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará, propõe que a terceira maior colônia japonesa do Brasil tenha os mesmos avanços estruturais do país oriental. O plano foi apresentado ao governador Simão Jatene na manhã desta quarta-feira (18), no Palácio do Governo. Na ocasião, o chefe do Executivo recebeu o convite para o evento de comemoração pelos 30 anos da entidade.

“Essa é uma ideia potencial, porque Tomé-Açu é uma das únicas cidades reconhecidas mundialmente como detentora da característica de imigração japonesa, e o próprio governo japonês reconhece isso”, explicou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará, Fernando Yamada, ao comentar que os imigrantes que vieram para o Estado se tornaram grandes empreendedores e foram os que mais cresceram e investiram em educação entre as colônias nipônicas em todo o mundo.

“Isso mostra que podemos fazer disso um case, para que Tomé-Açu seja uma cidade com potencial e estrutura de conhecimento japonês nas áreas de educação, saúde e segurança pública e nos pilares econômicos, com característica de país de primeiro mundo, como é o Japão”, disse Fernando Yamada. Com apoio do Governo do Pará, será desenvolvido um projeto urbanístico pensando em todos os pilares e segmentos para o desenvolvimento não apenas pela área social, mas econômica do município. “A partir do projeto, penso que o governo japonês vai abraçar a execução disso”, reiterou Yamada.

Para Simão Jatene, a empatia gerada entre o Japão e o Pará tem gerado bons frutos para ambas as partes. “Não podemos pensar na história da agricultura do nosso Estado sem passar pela história da imigração japonesa”, afirmou o governador, lembrando que o governo apoia o projeto de tornar Tomé-Açu uma cidade modelo com perfil do Japão. “Acredito que vai ser um belo exemplo de sucesso”, completou.

Acompanhado dos vice-presidentes da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará, Yoshio Kamizono, Yozo Yamamoto e Shoji Yamanaka, Fernando Yamada entregou ao governador o convite para o evento de comemoração dos 30 anos da entidade, que será no dia 11 de dezembro, no Hotel Princesa Louçã, como parte das comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Japão-Brasil.