Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Governo entrega agência do Banpará e Cheque Moradia para moradores de Soure

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/11/2015 17h22

Na manhã desta quinta-feira (19), a cidade de Soure, na Ilha do Marajó, recebeu dois importantes serviços do Governo do Estado. Na área de habitação, 181 famílias receberam mais de R$ 1,2 milhão em Cheque Moradia, programa que garante, com a liberação de recursos financeiros, a reforma ou construção da casa própria. A economia local também ganhará impulso com a inauguração da nova agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) na região. A agenda teve a participação do governador Simão Jatene.

“Instalar uma agência do Banpará aqui é trazer dignidade e crescimento para todos. É também uma forma de movimentar a economia, levando crédito e serviços essenciais para a população e assim contribuir para o progresso e desenvolvimento da região”, enfatizou o governador. O Banpará já está em Salvaterra, também no Marajó. Em Soure, a agência é dotada de moderna estrutura, com caixas de autoatendimento, serviços de abertura de contas e solicitação de crédito, entre outros, em um espaço de 300 metros quadrados. O atendimento será das 9h às 15h, e o autoatendimento vai até as 20h.

O Banpará está presente em 84 municípios e tem mais de 140 unidades, entre agências e postos de atendimento. Os clientes podem usar os 123 caixas eletrônicos e os dez pontos de correspondentes bancários do banco espalhados entre a capital e o interior. O próximo município a receber uma agência do Banpará é São João de Pirabas, no nordeste do Pará. A inauguração está prevista para este sábado (21).

A meta do Banpará é interiorizar os serviços. No Marajó, por exemplo, que tem 16 municípios, até 2010 apenas três tinham atendimento (Salvaterra, Afuá e Breves). Em 2015, mais três foram incluídos: Anajás, Muaná e, agora, Soure. “A meta é até 2016 estarmos presente ainda em Curralinho, Melgaço e Cachoeira do Arari, e até 2018 em Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista e Portel. Seguimos com projetos de expansão em todos os municípios restantes”, explicou a coordenadora do Grupo de Expansão de Agências do banco, Maria Luiza Cardoso.

Habitação – Após a inauguração, Simão Jatene seguiu para a Câmara Municipal para entregar o Cheque Moradia, política pública habitacional do Estado coordenada pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab). Ao todo, 181 famílias receberam subsídios do governo para a reforma e construção de suas casas. “Já estivemos aqui para concedermos aos moradores esse benefício, mas esta entrega é a mais significativa. O recurso trará dignidade para cada uma das famílias”, afirmou a presidente da Cohab, Lene Farinha.

“Quando criamos esse programa, há mais de dez anos, muitos pensavam que era uma loucura, que não duraria um ano. Quem criticou hoje pode ver, por meio dos números, as famílias que já foram beneficiadas, o quanto já investimos e continuaremos investindo. Um avanço na qualidade de vida de toda a população paraense”, completou o governador.

Uma das atendidas foi Graciete Freitas Cardoso, 51 anos, que vive da atividade pesqueira. Ela conta que, mesmo com família pequena, é difícil se manter e reformar a casa, pois a renda da pesca é instável. “Tem época que o rio nos dá fartura, mas tem época que é complicado. Em dez anos que tenho meu terreno, nunca tive a oportunidade de construir algo melhor. Esse benefício chegou em boa hora, um presente antecipado de Natal”, contou.

O desejo da jovem Daiane Santos Silva, 20 anos, é construir uma casa maior para melhor acomodar todos os nove integrantes da família. “Moro com meus pais, dois filhos, irmãos e cunhadas. Tudo é muito apertado. Meu sonho era ter uma casa espaçosa, com um quartinho só para minhas duas crianças, uma sala maior, tudo simples, mas com muito conforto para todos. E ver esse sonho se realizar hoje é muita emoção e gratidão”, disse.

Liliana Rodrigues dos Santos, 55 anos, também era só alegria. “Ter como construir a casa própria é um desejo de qualquer pessoa, seja aqui ou em qualquer lugar, e tenho certeza que todos estão muito felizes, assim como eu”, acrescentou.

Compromisso – Durante o dia, o governador visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gasparino Batista da Silva, onde ele foi recebido pelos estudantes. Em breve bate-papo, ouviu as demandas apresentadas. “É muito bom poder estar aqui e trocar experiências, saber o que vocês almejam e o que pode ser feito para a melhoria do ensino público. Farei de tudo para que a escola possa, em breve, passar por melhorias, mas também preciso do apoio de todos, para fiscalizar e zelar pelo patrimônio. As obras que o Estado faz são mérito da população, pois são vocês que pagam cada uma delas, por meio dos impostos”, explicou Jatene.

Ainda em Soure, Simão Jatene se mostrou aberto para ajudar em demandas de cunho municipal, como saúde e asfalto, apresentadas pela população. “Cada esfera, seja União, Estado ou município, tem as suas obrigações. Soure tem muitas potencialidades, mas carece de um cuidado maior da gestão local. Nossa parte, enquanto Estado, estamos fazendo, mesmo diante da crise de assola todo o país. Verei o que poderá ser feito, em relação à demanda municipal, para melhorar essa situação e dar mais dignidade a todos que vivem aqui”, acrescentou o governador.