Hospital Geral de Tailândia recebe certificação Green Kitchen pela qualidade sustentável
Pela oitava vez, a unidade hospitalar é premiada pela qualidade e aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis em todo o processo de produção de alimentos
A cozinha do Hospital Geral de Tailândia (HGT), nordeste do Pará, foi reconhecida com o selo internacional Green Kitchen (em português, Cozinha Verde). É a oitava vez que a unidade hospitalar, que pertence ao Governo do Pará, conquista o reconhecimento pela qualidade e aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis em todo o processo de produção de alimentos, bem como no estímulo à alimentação saudável no ambiente hospitalar.
O selo Green Kitchen é uma iniciativa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), a qual avalia aspectos como sustentabilidade ambiental na utilização de alimentos naturais, uso de produtos de limpeza biodegradáveis e sem elementos tóxicos em sua composição, adequação do ambiente de preparo dos alimentos, realização de treinamentos e capacitação das equipes profissionais, além da relação respeitosa do serviço com clientes, equipe de trabalho, fornecedores e comunidade. Ao todo, 57 itens passam por avaliação.
Para a conquista, o HGT implantou e desenvolveu diversas ações nos segmentos de água, ar, materiais de operação, resíduos e pessoal, a fim de devolver o mínimo de resíduos sólidos ao meio ambiente. Itens como o uso de temperos naturais, utensílios adequados para a produção das refeições e a realização de treinamentos sobre o reaproveitamento integral de alimentos foram alguns dos critérios avaliados pela Fupam para que o selo fosse concedido à unidade hospitalar.
Patricia Manfredi, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HGT, destaca que, para a obtenção do selo, foi necessário o engajamento de toda a equipe e o apoio da diretoria da unidade hospitalar.
"Para nós, ser uma Cozinha Verde é motivo de grande orgulho, pois reflete um dos nossos principais compromissos: a responsabilidade social e ambiental. Ao produzirmos alimentos de maneira higiênica e segura, livres de aditivos químicos e priorizando ingredientes naturais, aliados ao cuidado com a água e a gestão de resíduos — incluindo a coleta seletiva —, nós do SND do HGT conseguimos garantir os benefícios de um prato bem preparado, preservando os sabores naturais e proporcionando uma digestão tranquila", afirmou Patricia.
Para a profissional, a expectativa é de que o selo propicie um processo de melhoria contínua no serviço ofertado, pois toda a equipe continuará trabalhando de forma adequada para manter a certificação anualmente.
Lucia da Conceição, acompanhante da paciente Alexandra da Silva, de 37 anos, que está internada há duas semanas no HGT, comentou sobre as refeições servidas na unidade hospitalar. "A comida aqui no hospital é muito boa, tudo certinho, os temperos e o sal na medida certa também, do jeito que consumo em casa. As meninas que entregam o alimento são sempre atenciosas e educadas. A gente percebe o cuidado delas com os pacientes, o que faz toda a diferença", concluiu a acompanhante, destacando o impacto positivo da alimentação no tratamento e bem-estar da sua filha.
Horta - Desde 2020, a unidade hospitalar dispõe de uma horta que, atualmente, é um lugar de cultivo, carinho e cuidado com a participação de pacientes, acompanhantes e colaboradores. No espaço, é possível produzir, de forma orgânica, folhosos, legumes, temperos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) para o consumo das pessoas que estão sob os cuidados do HGT. Todo o processo é supervisionado por profissionais da Nutrição e por membros da Comissão de Sustentabilidade.
O SND possui 14 colaboradores, incluindo área operacional e nutricional. A equipe é integrada por copeiros, cozinheiros, auxiliares de cozinha, além de nutricionistas assistenciais e técnica de nutrição. Diariamente, a equipe é responsável por servir cerca de mil refeições na unidade, chegando a um volume mensal de mais de 35 mil refeições.
Mariana Rossetti, nutricionista supervisora de produção do SND, ressalta a importância da certificação recebida. "Esse selo reflete nosso compromisso com a saúde e o bem-estar, não apenas dos nossos pacientes e funcionários, mas também do meio ambiente”, afirma a gestora.
Neste ano, o HGT avançou para o nível Pin 4. O "Pin" é um reconhecimento adicional concedido aos integrantes com as maiores pontuações durante a avaliação para obtenção do selo principal. Os níveis são divididos em categorias: Pin 3, para aqueles com 30 pontos ou mais; Pin 4, para 40 pontos ou mais; e Pin 5, para 50 pontos ou mais.
Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do Governo do Pará, que funciona na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.