Ideflor-Bio leva educação ambiental e conscientiza veranistas na Praia do Atalaia em Salinópolis
Durante a toda a Operação Verão 2024 do Governo do Pará, foram distribuídos mais de 4 mil lixocars, entre outros materiais educativos
Neste último fim de semana de julho, a Praia do Atalaia, em Salinópolis, foi palco de uma importante ação de educação ambiental promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). A iniciativa teve como objetivo conscientizar os veranistas sobre a importância de preservar o meio ambiente, através da distribuição de viseiras, desenhos para colorir e lixocars.
Durante a toda a Operação Verão 2024 do Governo do Pará, foram distribuídos mais de 4 mil lixocars, que são pequenos sacos de lixo para veículos, incentivando a prática de manter as praias limpas. Os técnicos do Ideflor-Bio também realizaram conversas com os veranistas, destacando a importância da responsabilidade individual no cuidado com o lixo.
“Nosso objetivo é educar e conscientizar a população sobre a importância de manter as praias limpas. Cada pessoa é responsável pelo seu próprio lixo”, afirmou Ellivelton Carvalho, diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação. Ele disse, ainda, “que a distribuição de lixocars é uma maneira prática e eficaz de lembrar a todos sobre esse compromisso”, concluiu.
Contribuição - Os veranistas que participaram da ação demonstraram apoio à iniciativa. “Achei a ideia dos lixocars muito boa. Agora, eu e minha família vamos sempre levar o nosso lixo de volta para casa”, comentou Márcia Castro, turista que aproveitava o final de semana no balneário.
Para a equipe do Instituto, a recepção positiva dos veranistas é um sinal de que a mensagem está sendo bem recebida. “É gratificante ver que as pessoas estão mais conscientes e dispostas a colaborar. Nosso compromisso com o meio ambiente é contínuo”, ressaltou a bióloga do Ideflor-Bio, Priscila Fonseca.
Vale lembrar que o trabalho de educação ambiental do Ideflor-Bio ocorre de maneira simultânea em diversas regiões do estado, como no Marajó e na região sudeste paraense. Todo esse trabalho reforça o compromisso do Governo do Pará, por meio do Instituto, com a preservação ambiental, promovendo a educação e a conscientização como ferramentas essenciais para a conservação das praias e da biodiversidade.
Texto: Pablo Allves (Ascom/Ideflor-Bio)