Debate sobre democracia e educação profissional e tecnológica encerraram a Semana de Ciencia e Tecnologia da Sectet
A discussão sobre gestão democrática, aliada à educação profissional e tecnológica, foram os temas do último dia do ciclo de palestras promovido pela 6ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, nesta quinta-feira (27), na Escola de Ensino Técnico Anísio Teixeira, em Belém. O evento, que contou com a participação de cerca de 400 pessoas, entre palestrantes e público presencial e online, teve início na terça-feira (25) e foi organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).
No primeiro momento da programação houve uma explicação destinada aos diretores das Escolas Técnicas (EETEPAS), com o tema "Gestão Democrática no Século XXI: Competências e Habilidades da Gestão Educacional e Escolar no Processo da Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará".
A professora Darlene Trindade Corrêa, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), foi quem comandou esse momento e destacou a importância de alinhar a gestão educacional com os objetivos e políticas educacionais do Estado. “Precisamos entender a necessidade daquele coletivo. Os objetivos precisam estar alinhados com os objetivos e a finalidade da escola, ligados à política educacional do Estado do Pará. Não podemos olhar somente para dentro; precisamos olhar também para fora. Pensar na dimensão que não é só a minha EETEPA, mas da Amazônia Paraense. Quero colocar as escolas dos municípios distantes, ribeirinhos, que essa ciência, tecnologia e inovação precisa chegar até essa comunidade, até esses alunos. Precisamos que a gestão se alinhe a nível estadual e nacional”.
A diretora da EETEPA Francisco das Chagas de Azevedo (Cacau), localizada no distrito de Icoaraci, Fernanda Ataíde, participou da roda de conversa e afirmou a necessidade de mais palestras sobre gestão educacional e oficinas para os dirigentes das escolas técnicas, visando aprimorar o conhecimento do corpo gestor.
“O evento está sendo muito importante para as gestões, porque nós conseguimos nos ver também e traçar novas rotas dentro das EETEPAS. A palestra da doutora foi muito importante para redirecionarmos toda a nossa estrutura e o andamento das ações dentro das EETEPAS. Eu, particularmente, vi a Cacau nas falas dela. Desse modelo de gestão democrática e descentralizada. Os próprios coordenadores de cursos que vieram participar se viram na fala da doutora”, comenta Fernanda.
Matheus Mendonça, aluno do primeiro ano do curso técnico de informática, também destacou a importância de entender a gestão escolar. “Saber como podemos usar a tecnologia a favor do nosso conhecimento, dos saberes, entender que o professor está conectado com a realidade, por ser uma escola técnica, que precisa trazer inovação aliada à proposta pedagógica, me faz acreditar que a minha escola técnica, Anísio Teixeira, está integrada e alinhada aos princípios educacionais”, disse o aluno.
Durante o dia, ocorreu também um workshop com as palestrantes da SECTET, Aline Silva e Dayana Conceição, coordenadoras da Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT). Elas abordaram o tema "PDDE Estadual aplicado às EETEPAS (Programa Dinheiro Direto na Escola)", detalhando as ações necessárias para apresentação na Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), bem como as instruções normativas para receber o incentivo para infraestrutura física, manutenção, equipamentos tecnológicos, de segurança e atividades pedagógicas e administrativas.
“A SECTET faz questão de auxiliar, explicar o passo a passo para cada escola técnica sobre a execução do programa ‘Dinheiro na Escola’ ou qualquer outro programa que venha beneficiar as nossas escolas e alunos. Estamos de portas abertas para dialogar, entender e atender a cada necessidade. Queremos que as EETEPAS estreitem cada vez mais o laço com a Diretoria Tecnológica”, pontuou Aline Silva.
O evento encerrou com a apresentação do projeto “Núcleo Sociopsicopedagógico Especializado: Políticas de Assistência Estudantil”, ministrada por Adriana Maria Gomes do Nascimento, que é psicóloga, Ms. em ensino pela Universidade Federal e servidora pública lotada na Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (DETEC) da SECTET.
“A existência da assistência estudantil é muito importante. Trabalhando como psicóloga posso afirmar que é um serviço estratégico. Pensamos em auxiliar os estudantes das escolas técnicas e outros programas como o Forma Pará. Há uma atuação de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, para desenvolver um trabalho multidisciplinar que atenda as demandas sociais, financeiras, emocionais e educacionais” ressalta Maria.
O diretor da DCT, Alexandre Batista, também esteve presente e fez um balanço dos três dias de evento. “Tivemos a oportunidade de mergulhar em um vasto leque de temas que abordam o futuro da ciência e tecnologia em nosso estado e país. Foram dias de intenso aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das nossas redes de conhecimento. Quero enfatizar o papel fundamental da ciência e da tecnologia em nossa sociedade e principalmente em nossas escolas técnicas. Eventos como este reafirmam nosso compromisso com o progresso e a sustentabilidade. Acreditamos que investir em ciência é investir em um futuro melhor para todos” afirmou.
Texto: Carla Couto – Ascom Sectet