Setur promove em Jacareacanga o Seminário de Regionalização do Turismo do Alto Tapajós
Evento discutiu estratégias para a promoção do turismo sustentável na região com foco no planejamento coordenado e participativo
O município de Jacareacanga, na Região do Alto Tapajós, recebeu entre os dias 24 e 26 deste mês, o Seminário de Regionalização do Turismo, que se destina aos interlocutores, representantes de secretarias e conselheiros de turismo de municípios que integram as regiões do estado. No Pará, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) é a representante do governo federal para o fomento e fortalecimento das ações de regionalização em território paraense.
O evento, promovido em parceria pela Setur e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Jacareacanga, teve como objetivo principal discutir estratégias para a promoção do turismo sustentável na região com foco no planejamento coordenado e participativo. A Região Turística Alto Tapajós inclui os municípios de Jacareacanga, Itaituba, Aveiro, Trairão, Novo Progresso e Rurópolis.
Durante o seminário, foram abordados temas como o Programa de Regionalização e os critérios do Mapa do Turismo Brasileiro, as ações da Associação para o Desenvolvimento do Turismo do Tapajós (ADTUR), primeira Instância de Governança Regional (IGR) do turismo a atuar no Pará, a elaboração de inventário da oferta turística, as perspectivas dos povos indígenas para o turismo e a importâncias das mídias sociais para a promoção do turismo.
"A política de regionalização busca a cooperação, integração e complementaridade das atividades turísticas, superando estratégias de competição entre localidades. Ao agregar destinos e produtos regionais, o programa planeja alcançar novos mercados, qualificar a oferta e ampliar a demanda destas localidades", afirma o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
Um dos pontos altos do seminário foi a apresentação do primeiro roteiro turístico integrado do Tapajós, realizada pelo Consórcio Avança Tapajós em parceria com a Agência Regional do Sebrae na região Tapajós para incentivar o ecoturismo e valorizar a cultura regional, visando atrair mais visitantes e gerar desenvolvimento econômico. O lançamento contou com a participação de autoridades locais, empreendedores do setor turístico, representantes da sociedade civil e especialistas em turismo, promovendo um importante espaço de diálogo e colaboração para o futuro do turismo na região.
Para Hugo Almeida, Gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, um aspecto importante dos seminários de regionalização do turismo é a promoção da cooperação entre os municípios de uma região. "Ao trabalharmos juntos, podemos criar roteiros turísticos que incentivam os visitantes a explorar mais do que um único município. Isso beneficia não apenas os turistas, mas também os prestadores de serviço de apoio ao turismo e as comunidades locais", conclui o gerente.