Estado assegura CAF para produtores quilombolas acessarem benefícios rurais
Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) foi entregue no Acará para que agricultores possam ter acesso a programas e políticas públicas
Mais de 100 famílias de agricultores de comunidades quilombolas, do Acará, receberam o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), entregue pelo governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O governador Helder Barbalho fez a entrega do documento, acompanhado da vice-governadora, Hana Ghassan; do presidente da Emater, Joniel Abreu; entre outras autoridades públicas e representantes das comunidades, na manhã deste domingo (23), no município.
"Estamos fortalecendo o desenvolvimento e a economia do nosso Estado, trazendo qualidade de vida para os agricultores familiares com os documentos do CAFs. É o governo do Pará assegurando mais benefícios para as famílias quilombolas", afirmou o governador Helder Barbalho.
As famílias beneficiadas fazem parte da Associação Remanescentes de Quilombola da Nova Aliança de Boa Vista e da Comunidades Remanescentes de Quilombola de Santa Quitéria e Itacoãzinho. Todas as comunidades têm assistência do escritório da Emater no município do Acará.
O presidente da Emater, Joniel Abreu, destaca a importância do documento. "A Emater hoje está realizando entregas do cadastro nacional da agricultura familiar para as famílias que são do território remanescentes de Quilombo dentro do município de Acará, que é essencial para que elas tenham acesso às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, e demais benefícios que contribuem para o desenvolvimento da cadeia".
O CAF dá acesso às políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para fins de acesso ao crédito rural. O documento também possibilita a comercialização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que contribuir para maior renda às famílias produtoras rurais.
"Estamos felizes por receber o CAF da Emater, das mãos do governador, que nos possibilita ter acesso ao microcrédito e mais outros benefícios. Meu coração está a mil", enfatizou Clodoaldo Farias, agricultor e presidente da Associação dos Moradores e Agricultores Remanescentes de Quilombo da Comunidade de Santa Quitéria e Itacoãzinho, do baixo Acará.
O Cadastro Nacional também é um instrumento para identificar e qualificar os agricultores beneficiados pela Política Nacional da Agricultura Familiar. As entregas dos documentos reforçam o papel estratégico de assistência aos agricultores familiares pelo governo do Estado.
A Emater é um dos órgãos autorizados a emitir o CAF nos escritórios da empresa pública que tem sede em todos os 144 municípios do Pará.