Chocolat Xingu deverá se consolidar mais uma vez com a maior média de público entre os festivais
São esperados para o evento um público entre 120 mil a 150 mil visitantes nos quatro dias de evento
Com uma estimativa de 120 mil a 150 mil visitantes, a 3ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau de Altamira – Chocolat Xingu – deverá superar a sua própria marca anterior, que foi de 110 mil. O evento acontece de 13 a 16 de junho, no Centro de Eventos Vilmar José Soares. Apesar de estar entre os mais novos festivais realizados dentro e fora do Brasil, o Chocolat Xingu se mantém com a presença mais alta de público.
O Festival é uma realização conjunta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e da Prefeitura Municipal de Altamira. No lançamento da programação, em maio deste ano, a intensa participação de público já serviu de termômetro para a expectativa em torno do festival em si.
O coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura (Procacau),engenheiro agrônomo, Ivaldo Santana, disse que o cacau e o chocolate da região conhecida como Transamazônica ganhou o olhar não apenas de todo o Brasil, mas do mundo. O resultado, além da melhoria cada vez mais expressiva da amêndoa local, é o interesse do público em degustar e conhecer os diversos produtos que são derivados do cacau produzidos na região.
"O município está localizado no centro da produção cacaueira paraense. Nessa região, estão também outros como Medicilândia e Uruará. Juntas, as cidades produtoras de cacau da Transamazônica respondem por 86% da produção cacaueira do Pará. E, Altamira, é uma cidade polo que recebe os produtores desses municípios, além de ter também a sua própria produção", explicou o engenheiro agrônomo da Sedap.
Um dos locais conhecidos que se destacam no cultivo de cacau de Altamira é a Gleba Assurini, localizada na zona rural, como informou o engenheiro agrônomo.
Diversificação - A variedade e qualidade dos produtos oriundos das amêndoas dessa região, conforme repassou a engenheira agrônoma do Procacau, Dulcimar Melo, poderão ser conferidas no festival. O que não faltarão no evento serão novidades que surpreenderão o público, segundo ela.
"A Sedap e a Prefeitura de Altamira trabalham para garantir que o festival se supere a cada ano, não só em termos de público, mas em relação a qualidade do evento em si e do que é apresentado aos visitantes; a programação é ampla e para todos os gostos", garantiu a engenheira agrônoma.
O evento reunirá mais de 150 expositores e 200 marcas nos quatro dias de programação.
Maiores informações sobre a programação do Chocolat Xingu 2024 podem ser conferidas no endereço eletrônico.