Governo entrega benefícios e destaca a COP 30 no Dia Mundial do Meio Ambiente
Cerca de 300 pessoas estiveram no local para se divertir com atrações culturais como o Arraial do Pavulagem e vivenciar a 'Experiência Amazônica - O Pará Sustentável'
O governador Helder Barbalho abriu, na noite desta quarta-feira (5), no Porto Futuro, em Belém, a programação do Junho Verde, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Cerca de 300 pessoas estiveram no local para se divertir com atrações culturais como o Arraial do Pavulagem e vivenciar a "Experiência Amazônica - O Pará Sustentável", um projeto interativo e educativo instalado em um container. A atração segue aberta ao público durante todo o mês de junho.
“Neste Dia do Meio Ambiente queremos, cada vez mais, mobilizar a sociedade em torno desta agenda. A população tem que compreender que estar numa vida harmônica com o meio ambiente é uma decisão acertada. As urgências climáticas estão batendo à porta. Por isso, devemos trabalhar para evitar. Cuidar do meio ambiente é cuidar das cidades, é cuidar da floresta”, declarou Helder Barbalho.
Além do governador Helder Barbalho, a abertura do Junho Verde teve a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, de demais secretários e dirigentes de órgãos e entidades estaduais, além do deputado estadual Zeca Pirão, entre outras autoridades.
O público no Porto Futuro conheceu em primeira mão os novos equipamentos que reforçam a atuação do estado no meio ambiente. Helder Barbalho inaugurou o projeto "Experiência Amazônica - O Pará Sustentável e fez a entrega do caminhão do programa Regulariza Pará, que irá colaborar com a realização de ações de regularização ambiental em diversos municípios, além das entregas de Certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para agricultores familiares região do entorno da futura Avenida Liberdade.
Em seguida, Helder Barbalho fez a entrega oficial de 100 sensores de monitoramento da qualidade do ar que serão instalados em pontos estratégicos de Belém. Três sensores já estão instalados, na Av. Presidente Vargas, em São Brás e na Av. Julio César. Outra entrega feita pelo governador foi de carros, motocicletas e drones para a utilização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).
Segundo o governador, a estratégia do governo é fortalecer a estrutura do estado e a política ambiental do governo. “Estruturamos as políticas públicas para as estratégias que estão sendo implementadas. Quando facilitamos o Cadastro Ambiental Rural e fortalecemos a estrutura dos órgãos de assistência técnica ao produtor rural, olhamos para a floresta com uma nova autonomia. A feira de bioeconomia aqui é um exemplo disso: para que a floresta possa trazer suas riquezas para o dia a dia da população. Para que os conhecimentos ancestrais possam ter tecnologia e inovação e gerem empregos verdes e oportunidades. Desta forma, podemos fomentar a indústria de fármacos, de cosméticos, dando uma escala de uma nova economia para a nossa região, sempre fortalecendo o combate as ilegalidades ambientais, reduzindo o desmatamento e fortalecendo a recuperação de áreas", detalhou Helder Barbalho.
A programação contou ainda com a distribuição de mudas para fomentar o reflorestamento e a preservação da biodiversidade. No Porto Futuro, também foi instalada uma feira da bioeconomia, para reforçar a política estadual de fomento ao desenvolvimento sustentável através do uso consciente dos recursos naturais.
“Desde 2019, para nós do governo do estado, todo dia é Dia do Meio Ambiente”, afirmou o secretário da Semas , Mauro O’de Almeida. “A gente tem se mantido vigilante, combatendo o desmatamento e tendo resultados positivos depois de muita luta, muita conquista. A gente tem feito políticas, planos e programas que já compõem um legado jurídico normativo para o futuro. A gente está fazendo entregas para melhorar a regularização ambiental rural do estado, pra fazer a bioeconomia escalar, pra fazer a restauração florestal. Tudo isso num momento em que a gente se prepara para receber a COP 30. A gente precisa conscientizar a população que o meio ambiente é central para as nossas vidas e para a nossa existência, portanto sobretudo para as próximas gerações. Porque o compromisso que a gente deve ter é um compromisso geracional. Um compromisso que inclua justiça, que inclua equidade, igualdade, mas sobretudo responsabilidade com as gerações futuras”, completa o secretário.
Na ocasião, também foi apresentada a preparação do Pará à COP 30, o principal evento voltado para a discussão sobre mudanças climáticas do mundo e que será realizado em Belém no próximo ano.
As atrações do Junho Verde no Porto Futuro ficam à disposição do público durante todo o mês de junho, para visitação no horário de funcionamento do parque, das 10h às 18h.
A programação conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e da Secretaria de Cultura (Secult).